Categories: cabelo

Escovas progressivas, inteligentes e tals…

Começando a escrever este post fico pensando, será que alguem aida tem dúvidas nisto ou sou só eu. Isto mesmo, mesmo com meu conhecimento e pesquisando um pouco na internê, ainda tô com dúvidas.

Primeiro, veio o alisamento japonês. Definitivo – só sai conforme o cabelo cresce –, deixava-o esticadinho, mas parecia um capacete (lembra do polêmico look de Fátima Bernardes, apresentadora do Jornal Nacional?) e, com muita química na fórmula, enfraquecia demais os fios. Logo depois, as escovas progressivas (com durabilidade de três a seis meses) pipocaram em todos os salões e fizeram o maior sucesso. Daí, surgiu o alerta sobre o risco do formol para a nossa saúde. E novas substâncias – guanidina, tioglicolato e hidróxido de sódio – entraram na jogada com a tarefa de alisar sem causar irritação, vermelhidão, alergia na pele e no couro cabeludo. Agora a bola da vez é a escova inteligente, sucesso entre as famosas. O método, segundo os cabeleireiros, traz algumas promessas interessantes para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. O principal apelo é agredir menos os fios. Mesmo assim, não dá para dizer que o cabelo, a longo prazo, não sofre danos. (Fonte: Revista Boa Forma)

Recentemente eu mesma fiz uma “escova inteligente”. Fiz só na franja, tenho os cabelos ondulados e queria uma franja ajeitada. Não conhecia o método e me foi oferecido pela cabelereira. Segundo ela sem formol, sem danos aos fios, sem riscos. Maravilha!

Para meu espanto, durante o processo senti o cheiro forte do formol (que conhecemos bem das aulas de anatomia – quem não sabe, o formol é usado para conservar os cadáveres para os estudos). Como todo mineiro, sou desconfiada, anotei o nome do produto, Agi-Max. Isso foi has uns 6 meses. Adorei o efeito, não estragou os fios de jeito nenhum, lavei no mesmo dia, no proprio estabelecimento e durou satisfatoriamente até ha pouco tempo.

Estava eu pensando em fazer novamente e resolvi dar um google no produto. Descobri reportagens sobre o produtos em revista com Claudia e Boa Forma e Capricho. Mas…descobri no site da Anvisa que a empresa tem todos os seus produtos notificados (mas não consegui descobrir porque) e um produto foi tirado de circulação por rótulo errado, algo relacionado com concentração de formol (deve ser o produto que eu usei, meu faro não me engana, heheh). Ainda sobre as “escovas inteligentes” descobri que muitas tem “fórmulas secretas” ou impossíveis de reproduzir o mesmo efeito com os componentes dos rótulos (testadas por químicos!)

Moral da história: eu penso que a novela de “escova de formol” está longe do fim. Tenha um hair stilist de confiança, para quem voce possa pelo menos pedir informações do produto, nem que seja para checar depois no google, para não correr o risco de comprar gato por lebre e colocar a saúde em risco.

E, o pior… no fim das contas não sei mais o que faço com meu cabelo (dermatologistas também têm dilemas….). Agora tenho medo de usar novamente e ter formol, ou não ter formol…e não fazer efeito, ou pior, acabar com minhas madeixas. 🙁

E voces, o que fariam?

bjos

Dra. Maria Beatriz

Oi, eu sou Médica Dermatologista e aqui nós falamos sobre Beleza, em todas as suas formas. E principalmente formas de deixar o belo mais belo. Afinal: Beleza inspira felicidade! E nada mais belo do que aceitar-nos como somos. Realçando nossos pontos fortes e (por que não? ), disfarçando aqueles que nem tanto. Este blog não tem intuito de substituir a consulta médica. Não posso te passar nenhum tratamento, pois o exame em dermatologia é fundamental. Então por favor, não faça perguntas do tipo: “o que faço para isso?” “o que passo para aquilo?” Não posso responder, considerando que você precisa estar presente no consultório médico para avaliação. Então, fica combinado, não vou responder ok? Ou no máximo vou responder que precisa procurar um dermatologista. O objetivo é trocarmos informações e aprendermos juntos. Eu, e nenhum dermatologista, sabe tudo. Afinal aprender é o que mais fazemos em nossas vidas, e estamos aqui para isto. Colaborações e críticas construtivas são benvindas. Quem quiser pode colaborar com o blog nos contando sobre algum produto que tenha usado e gostado ou não (pode ser de prescrição por dermatologista ou não). Pode ser qualquer coisa que possa ser usada na pele, cabelo ou unhas (cremes, anti-rugas, shampoos, filtro solar, etc). Pode ser também tratamentos a laser, ou feitos pelo dermatologista ou esteticista. Podem me mandar para: peleaporter@gmail.com com o Título: Produto testado pelos leitores obs.: só não vale medicamentos, ou seja, qualquer produto com tarja preta ou vermelha na embalagem. Não queremos induzir ninguém a auto-medicação. Não enviem questionamentos e pedidos de consulta para o e-mail. Procure seu dermatologista de confiança. Não posso ajudá-lo à distância, infelizmente.

Share
Published by
Dra. Maria Beatriz

Recent Posts

Contra manchas e oleosidade

Para ficar longe desses indesejáveis probleminhas, a cantora Ivete Sangalo usa hidratante à base de…

13 anos ago

Preenchimento sem dor

A Allergan, fabricante do Botox, acaba de lançar um novo produto para preenchimento de rugas.…

15 anos ago

Produto Testado pela Leitora

NeoStrata Ultra Smoothing Lotion Ultra loção anti-envelhecimento formulada com AHAs, é ideal para a hidratação…

15 anos ago

O que eu uso?

Como falei para vocês nos outros post's desta série, o que eu uso muda muito…

15 anos ago

Compras on-line

Achei interessante a iniciativa da Mantecorp em oferecer sua linha de produtos dermatológicos diretamente ao…

15 anos ago

Operação Sorriso

Repassando... A Ampla está buscando 125 crianças que tenham seqüelas como lábio-leporino e fenda palatina…

15 anos ago