Ainda sobre filtro solar…

Ouvimos tanto sobre filtro solar, não imaginei que ainda restassem tantas dúvidas.

Vou responder a algumas dúvidas frequentes nos comentarios e no consultorio tambem.

1) Acima de FPS 30 é tudo igual?

Na verdade, acima de FPS 15 a proteção é bem semelhante. O FPS 15 já protege mais de 90% (nenhum protege 100%, sabia?).

Mas outro problema nestes números é a quantidade que aplicamos do filtro solar. Quando a indústria testa um filtro solar FPS 30 aplica uma quantidade generosa do produto. E nós aplicamos a camada mais fina e transparente possivel, não é? Tem até um estudo que mostra que o FPS 100 cai para pouco mais de 30, e o FPS 30 fica em torno de 10 (com a quantidade que usamos, que é geralmente 1/4 do preconizado).  Taí um motivo para usarmo o FPS alto.

Mas avaliando no geral, o FPS 30 teria o melhor custo/beneficio. Boa proteção mesmo para peles claras.

(obs.: FPS significa proteção contra os raios UVB, contra queimaduras, este é só um dos aspectos. Não troque o seu filtro solar que o dermatologista te prescreveu, só porque ele é um FPS maior que 30, provavelmente ele tem outros beneficios, como alta proteção UVA, anti-oxidantes, etc)

2) Luz fluorescente (fria) é tão nociva quanto o sol?

Apesar de emitirem radiação ultravioleta, a dose é bem menor. Se voce usa o filtro solar diariamente não precisa se preocupar. Li uma vez que 8hs sob uma lampada fluorescente equivaleria a, aproximadamente, 5 minutos de sol. Isto depende de quantas lampadas exitem no seu escritorio e a que distancia voce fica delas. Na dúvida, use o filtro solar.

3) Precisa realmente reaplicar o filtro solar?

Quem usa maquiagem sempre pergunta. Pois isto significa refazer o make. Teoricamente, precisa sim, já que nenhum filtro solar protege o dia todo (já existem algumas marcas que prometem 8hs de proteção). É sabido tambem que o filtro solar tem uma estabilidade de 2hs. Por isto devemos reaplicá-lo a cada 2 horas. Se você não fica exposta ao sol dia inteiro, reaplicar pelo menos 1X, no inicio da tarde, já ajuda bastante, por mais penoso que isto seja. E ainda mais: dê um intervalo de 20min entre a aplicação do filtro solar e o início da maquiagem (pelo menos de manhã). Mas não viva em função disso. Se não der tempo, compre um pó com filtro solar e torça para que realmente funcione, fazer o quê?

4) Preciso usar o filtro solar em dias nublados, chuvosos, se ficar de boné ou embaixo da barraca, ou for ficar em casa ou antes das 10h e depois das 16h?

Se estiver fazendo uso de ácidos ou algum outro tratamento de pele, SIM para todos.

Se não, depende.

Se em casa tem luz fluorescente = SIM.

Se se expõe ao sol no trajeto casa-trabalho = SIM

Se vai à praia, caminhar na rua, hidroginástica, natação, equitação, ciclismo ou qualquer outra coisa ao sol = SIM, SIM, SIIIIIIIIMMMMMMMMMMM!!!!

Na praia, rua, piscina, campo pegamos o sol de cima, mas tambem o que é refletido na superficie ao nosso redor (areia, água, cimento, etc), ou seja, de baixo para cima.

Antes das 10h e apos as 16h, as radiações ultravioleta são menores (especialmente a UVB), mas ainda estão lá. E quando está nublado, também.

Pessoal, se ficou ainda alguma dúvida vamos aos comentários.

Se levarmos tudo muito à serio, ficamos o dia inteiro por conta do filtro solar ou não saimos de casa nunca mais (mas com filtro solar).

O importante é ser prudente e coerente. Vai ficar mais tempo ao sol? Esquece a maquiagem e reaplica o filtro solar se possivel, e vice-versa.

É isso, beijos.

Dra. Maria Beatriz

Oi, eu sou Médica Dermatologista e aqui nós falamos sobre Beleza, em todas as suas formas. E principalmente formas de deixar o belo mais belo. Afinal: Beleza inspira felicidade! E nada mais belo do que aceitar-nos como somos. Realçando nossos pontos fortes e (por que não? ), disfarçando aqueles que nem tanto. Este blog não tem intuito de substituir a consulta médica. Não posso te passar nenhum tratamento, pois o exame em dermatologia é fundamental. Então por favor, não faça perguntas do tipo: “o que faço para isso?” “o que passo para aquilo?” Não posso responder, considerando que você precisa estar presente no consultório médico para avaliação. Então, fica combinado, não vou responder ok? Ou no máximo vou responder que precisa procurar um dermatologista. O objetivo é trocarmos informações e aprendermos juntos. Eu, e nenhum dermatologista, sabe tudo. Afinal aprender é o que mais fazemos em nossas vidas, e estamos aqui para isto. Colaborações e críticas construtivas são benvindas. Quem quiser pode colaborar com o blog nos contando sobre algum produto que tenha usado e gostado ou não (pode ser de prescrição por dermatologista ou não). Pode ser qualquer coisa que possa ser usada na pele, cabelo ou unhas (cremes, anti-rugas, shampoos, filtro solar, etc). Pode ser também tratamentos a laser, ou feitos pelo dermatologista ou esteticista. Podem me mandar para: peleaporter@gmail.com com o Título: Produto testado pelos leitores obs.: só não vale medicamentos, ou seja, qualquer produto com tarja preta ou vermelha na embalagem. Não queremos induzir ninguém a auto-medicação. Não enviem questionamentos e pedidos de consulta para o e-mail. Procure seu dermatologista de confiança. Não posso ajudá-lo à distância, infelizmente.

Share
Published by
Dra. Maria Beatriz

Recent Posts

Contra manchas e oleosidade

Para ficar longe desses indesejáveis probleminhas, a cantora Ivete Sangalo usa hidratante à base de…

13 anos ago

Preenchimento sem dor

A Allergan, fabricante do Botox, acaba de lançar um novo produto para preenchimento de rugas.…

15 anos ago

Produto Testado pela Leitora

NeoStrata Ultra Smoothing Lotion Ultra loção anti-envelhecimento formulada com AHAs, é ideal para a hidratação…

15 anos ago

O que eu uso?

Como falei para vocês nos outros post's desta série, o que eu uso muda muito…

15 anos ago

Compras on-line

Achei interessante a iniciativa da Mantecorp em oferecer sua linha de produtos dermatológicos diretamente ao…

15 anos ago

Operação Sorriso

Repassando... A Ampla está buscando 125 crianças que tenham seqüelas como lábio-leporino e fenda palatina…

15 anos ago