Os 16 tipos de pele, qual é o seu?

Qual seu tipo de pele?

Você já deve ter ouvido falar dos vários tipos de pele, quero dizer especificamente da classificação que resulta em 16 tipos de pele diferentes.

Tipos de peles

Tipos de Pele

Basicamente seria o seguinte:

  • SECA (Dry – D) X OLEOSA (oily – O)
  • SENSÍVEL (S) X RESISTENTE (R)
  • PIGMENTADA* (P) X NÃO PIGMENTADA (N)
  • ENRUGADA (Wrinkled – W) x FIRME (Tight – T)

* pigmentada não é somente pele morena ou negra, mas com qualquer tipo de mancha, como melasma, sardas, melanoses, etc)

Ao combinarmos cada um destes parâmetros, chegamos a 16 tipos diferentes:

Por exemplo

Pele seca (D), sensível (S), pigmentada (P), com tendencia ou com rugas (W) – DSPW

ou pele oleosa (O), resistente (P), não pigmentada (N) e firme (T) – OPNT

e assim por diante…

Parce confuso, mas entender o seu tipo de pele, pode ajudar a escolher melhor os produtos que usa e o tratamento ideal para sua pele.

Explica, por exemplo, porque uma pele oleosa (O) e sensível (S) apresenta tanta descamação com um tratamento com ácido retinóico, cujo objetivo é diminuir a oleosidade. Em alguns casos é necessário interromper o tratamento.

Desmente aquele folclore que pele seca envelhece mais cedo, enquanto a oleosa é mais resistente. Quem tem uma pele OSPW, precisa usar produtos para previnir ou tratar as rugas, controlar ou pelo menos não piorar a oleosidade, clareadores, e ainda cuidar para que não ocorra irritação, por ser uma pele sensível.

Falando nisso, minha pele é ORNT, e a de vocês?

Beijos

Esse post foi publicado em Anti-envelhecimento, Dicas, Filtro solar, Manchas, Moda e saúde, Pele à Porter, Pele Oleosa, Pele Seca, Rugas e marcado , , , , , , , , , , , , por peleaporter. Guardar link permanente.

Sobre peleaporter

Oi, eu sou Médica Dermatologista e aqui nós falamos sobre Beleza, em todas as suas formas. E principalmente formas de deixar o belo mais belo. Afinal: Beleza inspira felicidade! E nada mais belo do que aceitar-nos como somos. Realçando nossos pontos fortes e (por que não? ), disfarçando aqueles que nem tanto. Este blog não tem intuito de substituir a consulta médica. Não posso te passar nenhum tratamento, pois o exame em dermatologia é fundamental. Então por favor, não faça perguntas do tipo: “o que faço para isso?” “o que passo para aquilo?” Não posso responder, considerando que você precisa estar presente no consultório médico para avaliação. Então, fica combinado, não vou responder ok? Ou no máximo vou responder que precisa procurar um dermatologista. O objetivo é trocarmos informações e aprendermos juntos. Eu, e nenhum dermatologista, sabe tudo. Afinal aprender é o que mais fazemos em nossas vidas, e estamos aqui para isto. Colaborações e críticas construtivas são benvindas. Quem quiser pode colaborar com o blog nos contando sobre algum produto que tenha usado e gostado ou não (pode ser de prescrição por dermatologista ou não). Pode ser qualquer coisa que possa ser usada na pele, cabelo ou unhas (cremes, anti-rugas, shampoos, filtro solar, etc). Pode ser também tratamentos a laser, ou feitos pelo dermatologista ou esteticista. Podem me mandar para: peleaporter@gmail.com com o Título: Produto testado pelos leitores obs.: só não vale medicamentos, ou seja, qualquer produto com tarja preta ou vermelha na embalagem. Não queremos induzir ninguém a auto-medicação. Não enviem questionamentos e pedidos de consulta para o e-mail. Procure seu dermatologista de confiança. Não posso ajudá-lo à distância, infelizmente. Beijos e obrigada #belezainspirafelicidade #dermatologia #cabelo #unha

Uma ideia sobre “Os 16 tipos de pele, qual é o seu?

  1. Pingback: Qual seu tipo de pele? - Pele à PorterPele à Porter

Deixe uma resposta