Os queridinhos dos dermatologistas!

beautiful skinQuando se pensa em melhorar rugas, textura, coloração e a qualidade da pele, um ou vários dos produtos abaixo provavelmente estará presente.

Dermatogistas Top 5

 1) Retinóides.

(Ácido retinóico/tretinoína, retinol, vitacid, Vitanol, Retin-A, Ystheal, Retin-ox e outros).

Primeiramente foi usado para tratamento de acne. Usando em mulheres mais velhas observaram melhora da textura da pele e de rugas finas. Seu efeito no colágeno é cientificamente comprovado, através de estudos onde foram realizadas biópsias.

Devem ser usados a noite, com uso de filtro solar obrigatório durante o dia.

Deve ser evitado seu uso em conjunto com outras substâncias que ressecam ou deixem a pele mais sensível.

Não deve ser usado por grávidas, e os mais fortes e mais eficientes (ácido retinóico/tretinoína) são considerados MEDICAMENTOS, portanto só deveriam ser usados com receita médica.

2) Alfa-Hidroxiácidos

(principalmente ácido glicólico e ácido lático – D4 Melora, Diacneal).

Frequentemente surgem produtos novos com estas substâncias.

Têm efeito semelhante ao dos retinóides, com diminuição de rugas, manchas e melhora da textura da pele.

São de venda livre (sem necessidade de prescrição), por isto são encontrados principalmente em produtos cosméticos e cosmecêuticos.

Em concentrações mais altas são usados para “peeling”.

Uso, preferencialmente à noite, com filtro solar obrigatório durante o dia.

3) Antioxidantes

O mais usado é a Vitamina C (Melora C, Ative c, Cellex C), embora novos produtos já existam no mercado, como o Coffeberry (Revaleskin).

 Combatem os radicais livres produzidos pelo próprio metabolismo, pela radiação UV, pelo cigarro, poluição, álcool, etc.

Potencializam o efeito dos filtros solares (vitamina C), por isso sua indicação de uso diurno (quase sempre).

Podem ser usados durante o dia ou a noite, ou os dois, sozinhos ou associados aos “ácidos” (Tri-Luma, Vitacid Plus, Glyquin)

4) Filtro solar (my favorite)

Não quer usar um monte de cremes? Invista no filtro solar.

Ele previne rugas, manchas e previne a formação de radicais livres.

Aplique todos os dias pela manhã e, idealmente, reaplique pelo menos uma vez ao decorrer do dia.

Para não repetir nosso assunto sobre proteção UVA, leiam este post, e este aqui.

5) Hidroquinona

(Claripel, Clariderm, Solaquin, etc)

Clareador para tratamento de manchas. Sempre presente também no tratamento de uma pele mais “sofrida” pelo sol.

Não serve para “qualquer tipo de mancha”, e às vezes não é uma solução 100% eficaz, mas é o clareador mais potente que se tem notícia.

Uso preferencial à noite, geralmente associado a àcidos e/ou a todos os outros citados anteriormente.

Uso obrigatório do filtro solar durante o dia.

As vezes me perguntam porque dermatologistas “sempre” prescrevem estes produtos (todo mundo igual, sempre a mesma coisa, etc, etc…). Estes produtos são dos poucos na área de dermatologia estética que tem resultados comprovados há anos. Sempre tem alguma substância ou tratamento “da moda” mas que não resiste a uma investigação mais profunda, ou pior, não resistem ao teste do uso no dia-a-dia. Estes 5 não, entra ano e sai ano, cada vez temos mais certeza dos seus benefícios, e que trarão os resultados que propõem. Claro que não é milagre e cada pele responde de forma diferente, mas COMPROVADAMENTE, eles são os melhores. Beijos, e se cuidem.

Inspiração: Futurederm.com

55 thoughts on “Os queridinhos dos dermatologistas!

  1. Engraçado ler o post hoje e ver que vc falou no Triluma. A dermatologista me passou para clarear uma manchinha que tive nas costas, em função de um medicamento com iodo que outro médico havia prescrito. Enfim, fiquei durante o inverno usando Triluma e ClobX numa área muito pequeninha nas costas. Os remédios não foram baratos e estou com as bisnagas quase cheias! Gostaria de saber se há outras indicações das quais eu possa fazer uso. Meu namorado está com uma verruga no cotovelo. Será que eu poderia passar o Triluma naquela coisa (ai, ODEIO o aspecto da verruga, além do fato dela ser áspera, o que me deixa com uma certa “aflição”, entende” ui!)?
    Ah, ADOREI saber que meu protetor solar está aprovado!! Ufa…

  2. A hidroquinona serve para sardas de sol?
    Tô usando o Klassis, será que ele é muito fraquinho? Não tenho visto muita diferença!

  3. Oi, Beatriz!
    Me tira uma dúvida? Eu uso um creminho manipulado com retinol (e arbutin e swc) para clarear umas manchinhas de acne no rosto… Eu posso esfoliar a pele semanalmente como de costume ou não? E usar reguladores de sebo (tipo o Effaclar K ou o Epidac-SR), será que eu posso também? Acabei não perguntando isso para a minha dermato.
    🙂
    Obrigada!
    Ana

    1. Oi, Ana
      eu penso que pode usar o esfoliante sim (1 ou 2x/sem). Quanto aos outros é melhor conversar com ela, talvez tenha que usar alternadamente, apesar do retinol não ser forte (para ressecar)
      beijos

      1. Olá Beatriz,
        Gostaria de um esclarecimento.
        Minha dermato receitou uma formulação com acidos (tretinoina, arbutim,kojico).
        Posso usar o filtro solar Minesol Actif? Pelo fato de ele ter na composição ativos despigmentantes?

        Obrigada.

        Vivian

  4. O mais “engraçado” é que todo ano é lançado um produto supostamente “com a mesma potência da hidroquinona mas sem os efeitos colaterais da mesma”. No ano seguinte o produto cai em esquecimento… Em 2008 o pessoal só falava em “IBD Light” no Orkut e cia. Quase ninguém mais lembra que existe! Da até para fazer um bolão sobre qual será o produto de 2009 supostamente “com a mesma potência da hidroquinona mas sem os efeitos colaterais da mesma”, haha.

    1. Oi, Pedro
      Isto é verdade! Eu tinha um professor pouco fã de novidades que dizia que ao lançarem um produto novo, milagroso, usem rapidamente, pois costuma “fazer efeito” somente por um ano, rsrs.
      Acho que por isso sou meio avesso a esses modismos. Hidroquinona pode ser figurinha repetida, mas a verdade é que ainda não inventaram nada melhor.
      beijos

  5. Ola Dra. Beatriz,

    depois de ler o post sobre filtro solar, fiquei super confusa a respeito do que usar. Moro nos EUA e estou fazendo tratamento com Tri-luma. A minha medica daqui passou um protetor solar que nao conheco e tenho usado por uma semana. Como mantenho minha medica no Brasil, perguntei se ela conhece o EltaMD UV Daily SPF 40, mas ela nao conhece. No Brasil, costumo usar Minesol Actif 30 e aqui o Anthelios (que estava irritando minha pele, pois tenho pele sensivel).
    Voce conhece o EltaMD UV Daily SPF 40? O que recomendaria para mim? Moro em Chicago, e por mais que ainda esteja frio por aqui. Ja estamos na primavera com sol.

  6. Ola, tenho uma duvida, pelo que voce escreveu no post:
    ” Antioxidantes: Podem ser usados durante o dia ou a noite, ou os dois, sozinhos ou associados aos “ácidos” (Tri-Luma, Vitacid Plus, Glyquin).

    a duvida: posso usar um acido glicolico (ex.: Diacneal) ou mesmo retinoico (Retin A) E DEPOIS passar um antioxidantes (ex.: Active C) ???

    Obrigada

  7. Oi.Beatriz quando vc diz usar associado a um outro pode ser :
    Usar o melora C de dia e por cima o Retin Ox illuminateur?E como o retin ox tem proteção 15 eu usaria um filtro mais forte por cima de tudo?
    E associar o claripel com um ácido seria passar o diacneal à noite depois de usar o creme clareador?
    Sempre achei que usar um e depois um outro por cima não deixa o corpo absorver os componentes.Obrigada mais uma vez,
    Marcelle

  8. oi beatriz,

    usei o tri-luma muito tempo e dava super certo com ele, mas um tempo depois fiquei alergica a hidroquinona. exsite algum aprecido com o tri-luma e sem hdroquinona.

    beijos,
    rita

  9. Olá Beatriz!!!
    Morava em Campo Grande, MS e usava vitanol (gel 0,025%)e loção beatriz, minha pele era ótima mas interrompi o tratamento por um tempo e acabei mudando para Balsas, MA e acho o sol daqui muito mais forte, no entanto que passei a usar protetor FPS 60 porém minha pele está com acne e alguns sinais de expressão.

    Vc acha que devo usar vitanol normalmente? Gosto muito do resultado de vitanol, loção beatriz e filtro solar, porém tenho dúvidas em relação a exposição solar nesta cidade. Percebo que as mulheres aqui tem a pele bem manchada.

    Aqui tem apenas uma dermatologista na cidade e não consegui marcar consulta com ela.

    Obrigada, adoro o blog!!!

  10. Olá Beatriz!

    Parabéns pelo blog e por esse serviço maravilhoso que prestas.

    Gostaria de saber qual o filtro solar que recomendas para uso durante a gravidez. Estou com 4 meses e utilizo o Minesol FPS 30, mas às vezes acho que precisaria de um fator de proteção mais elevado…

    Agradeço desde já pela atenção!

    Grande abraço!

  11. Olá, Dra. Beatriz!

    Primeiramente, obrigada por compratilhar os seus saberes conosco! Seus textos, além de tratar de esclarecedores e interessantes, são muito gostosos de ler!

    Estou fazendo tratamento para melasma (com os “queridinhos” que você cita: ácido retinóico, hidroquinona, vitamina C). Por isso, Tenho sido bastante disciplinada com o uso de filtro: aplico (Sundown Beauty, Minesol Active ou Adcos) a cada duas horas. Afinal, não quero que as manchas piorem!

    Minha dúvida é a seguinte: filtros em forma de pó facial protegem mesmo a pele? Comprei o da Adcos e queria saber se posso utilizá-lo no lugar do filtro em gel creme (nas reaplicações), quando estiver na rua, por exemplo.

    Superobrigada!

    Daniela Pinheiro

  12. OiDra Beatriz, meu cabelo esta caindo muito mesmo a 2 semanas, achei que iria diminuir e isso não vem acontecendo até que ontem quando tomei banho caiu muito mesmo, juntando tudo deu uma “bola” do tamanho de um limão… nossa ate chorei, meu namorado que mora comigo tambem achou que esta caindo muito…
    meu cabelo é cacheado e nunca foi oleoso , mais estou vendo que esta ficando muito oleoso na raiz, não estou passando mais creme e se passo só nas pontas mesmo…
    hj fui atraz de um dematologista e me propus até a pg a consulta mais todos só p daqui a 1 semana…
    não sei o que faço pois se estou com rabo de cavalo e puxo delicadamente, “sai” um monte em minhas maos…
    já ate chorei… muito ruim isso, pois meu cabelo sempre foi volumoso e cacheado…. tomo alguma vitamina? remedio?? algum novo xampu???

    ja me falaram que pode ser stress, passei por prob no trab, fui assaltada semana passada e prob pessoais….

    mais ja tive prob e meus cabelos nunca cairam assim….

    Dra, por favor me ajude pois estou bem preocupada!
    bjoos e desde já muito obriagada mesmo!!

  13. Adoro o blog!
    Já li todos seus posts!!!
    Parabéns!
    A minha dúvida é a seguinte: tenho 30 anos e só agora é que realmente estou preocupada com as terríveis ruguinhas… Minha pele do rosto é super clara, sensível, e extremamente oleosa… Tenho muitos cravos e geralmente tenho espinhas também… Faço acompanhmento com a minha dermato e uso clindoxyl, para as espinhas, o dallap para os cravinhos. Uso o Minesol actif soya como protetor. Mas estava sem nenhum anti idade… Para os olhos ela me sugeriu o Active C Yeux, o epidrat olhos, o Improve área dos olhos da Dermage, ou o Hydraphase Yeux. Não tenho olheiras, nem bolsas, o meu problema são as ruguinhas, que na verdade acredito que sejam marcas de expressão. Preciso usar um produto para a região dos olhos que realemnte seja eficiente. Qual você acredita ser o mais indicado para a minha necessidade???
    Tenho uma amiga que tem 27 anos e a dermato indicou o Redermic Olhos, só que o Redermic é indicado a partir dos 45 anos, se não me engano… E segundo ela o Redermic olhos seria mais eficiente e completo que o Active C yeux. O que você acha? Podemos usar um produto indicado para uma idade mais avançada? Qual você indica para que eu use???
    Desculpe pelo tamanho do comentário!! Aguardo sua resposta,

    obrigada,

    Marcia

  14. em Abril 8, 2009 às 11:35 pm Ana Lúcia
    O seu comentário está aguardando moderação.

    Olá Dra.Beatriz,

    Gostaria muito saber se os protetores minerais
    protegem a pele dos UVA ?
    E se eles tbém têm que ser reaplicados a cada duas horas?
    Os protetores químicos podem causar danos a pele
    a longo prazo?
    Nossa qta dúvida.

    bjsssss, Ana Lúcia

    1. oi, Ana.
      O filtro mineral protege contra UVA pelo método de barreira, mas perdem para os filtros quimicos fotoestaveis. Quanto aos filtros quimicos existem estudos de absorção pela pele e efeitos em todo o organismo, por isso hoje está em alta a discussão sobre o tamanho destas particulas, para que não sejam absorvidas. Quanto danos a pele, a menos que voce seja alergica, acho que não tem, alguem lembra de alguma coisa neste sentido?
      Beijos

  15. olá dra. beatriz! gostaria de saber se existe realmente algum tipo de infecção fungica que pode ocorrer nos cabelos. eu vi algumas pessoas falando sobre isso e fiquei com muito medo, pois meu cabelo está quebrando muito. bem no meio do comprimento do cabelo aparecem uns pontos brancos e se puxar de leve o cabelo se parte bem nesse lugar e forma ponta dupla. agradeço se puder me esclarecer!!!

    1. oi, Elisa
      a isotretinoina e a tretinoina (acido retinoico) componente ativo do Vitacid, causam mal formação fetal quando ingerido por gestantes. Assim mesmo o uso tópico é proibido, pois os efeitos no feto são graves e muitas vezes fatais.
      beijos

  16. Oi Dra. Beatriz.
    Comecei a fazer tratamento para acne com o Vitanol A a 5%. Além disso minha dermatologista me receitou o uso do Pan Oxyl (peroxido de benzoyla) de dia, sob o protetor solar que uso, de gel.

    Esse final de semana minha pele descamou muito. Você acha que posso usar esses medicamentos concomitantemente, durante o tratamento? Tenho acne leve, como umas manchas e alguma inflmação. Queria uma opinião sobre o meu bloqueador solar tambem (FPS30, SUN MAX GEL).

  17. Oi Dra. Beatriz,
    Gostaria de saber da senhora o seguinte?, eu estou morando no Pará aqui é muito quente, estou com a pele muito manchada de gravidez, sol, várias coisas, quando eu morava em Vitória ES, fazia tratamento com acidos manipulados, mais aqui eu não cinfio em nenhuma farmácia, o que a senhora me indica para pelo menos amenizar um pouco?, essas manchas?, tenho comprado argila branca no boticário. a namorada do meu filho usa vitanol me indicou o que acha?, tenho uma pele muito oleosa..,
    Beijos Gisele

  18. ola dra

    tenho 29 anos, minha pele é oleosa ; gostaria ja usei varios cremes e acidos como a isotretinoina e vitanol, já fui em varios dermatologista, mas nada resolve meus problemas, minha pele está com os poros super abertos e estão aparecendo uns furinhos no meu rosto, e qual creme antiidade devo usar; tbm gostaria de saber se Retin ox + dia pode ser ser usado na minha faixa etaria para quem tem linhas de expressão fina.

    Obrigada

  19. Oi, dra. E o ácido azelaico, tb não é bom? lembro que foi um dos primeiros que usei, e isso já tem uns 9 anos. Gosto muito dele, pq foi o único produto que na época fez limpar os cravos. Sem falar no cheirinho muito bom, bem diferente dos outros ácidos, rs.

  20. GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR TRI LUMA NAS MÃOS,POIS TOMEI MUITO SOL E AS MÃO ESTÁO BEM MAIS ESCURAR QUE O ROSTO!!!

    AGUARDO RETORNO,OBRIGADA!!!!

  21. gostaria de saber se o ácido azelaico é tão bom quanto
    o vitanol a
    qual dos dois é mais recomendado e tem mais efeito

  22. Olá. Tenho algumas manchas nas pernas obtidas por muita coceira já que tenho muita alergia aos métodos depilatórios. Já fui a alguns dermatologistas e me receitaram clariderm e claripel. Usei durante algum tempo e notei uma pequena melhora mas acabo coçando de novo (com menos frequência agora) e não me vejo nunca livre das manchas. Gostaria de saber qual a melhor pomada/creme para o meu caso. Qual daria resultado mais rápido já que são anos de manchas indesejáveis.
    Muitíssimo obrigada!!! 😉

  23. Boa Tarde! Usei Claripel em uma mancha que tinha no nariz e acima do lábio, mas mesmo usando bloqueador solar escureceu mais ainda…Usei o sundow 50…O que posso fazer para clarear novamente? muito obrigada pela atenção….abraços…

  24. Olá estou com mancha no buço e um pouco nas bochechas, fui a praia e piorou, estou usando tri luma e essa mancha no meu buço me incomoda, quanto tempo vou ver o efeito, e qual filtro devo usar tenho a pele clara e 32 anos. Obrigada…

  25. Oi !
    Gostaria de saber qual desses produtos é o mais indicado para manchas antigas ..
    Tenho manchas beeem antigas nas pernas (marcas de “pereba”)
    Poderia me dar um adica ?
    Desde já agradeço ! =)

  26. Olá Dra. Beatriz, amei sua forma dedicada de clinicar , coisa rara nos Médicos (pelo menos eu vi poucos) e gostaria de saber se vc atende em consultório e onde fica. Há muito tempo sofro c problemas dermatológicos e queria alguém p cuidar de mim não c um número. Aguardo, obrigado.

  27. olá!
    preciso de ajuda urgente.
    Ja passei pelo dermo 2 x ano passado e ja usei Solugel
    Benzac AC e PanOxyl.Nada adianta….continuo com 3 espinhas horriveis na região do queixo e elas são muito doloridas!!!sem contar que diminuem e voltam com a corda toda me deixando com manchas.Começou a aparecer essas acnes em outubro,o que faço?qual o produto certo pra usar e acabar de vez com essas manchas escuras?

    obs:ja tomei fiz uso via oral de remedio tbm

    obrigada!

  28. Oi, tenho 15 anos, estou afim de comprar um produto que é para acnes, mas é indicado para pessoas maiores de 25 anos, que danos podem me causar se eu usar ?

  29. Oi Dra! amei seu blog…Tenho 34 anos, tenho cicatrizes d espinhas no rosto, ja fiz peelings, resolveu em partes, tenho manchas, e ainda continuo c as marcas. Qual procedimento a Sra indicaria para meu caso? Pois me incomoda mto!
    Grata desde já pela sua atenção. Fico aguardando sua resposta. Bjs

  30. Querida,

    Estava usando Claripel porque tenho melasmas no rosto (perto dos olhos), logo que clarearam eu parei de usar, porém estou grávida de quase dois meses e elas estão voltando.
    Posso voltar a usar Claripel, mesmo durante a gravidez? se não, o que poderia usar para que controlar isso?

    Abraços e obrigada,

  31. Boa noite!
    Desde os 17 anos que sempre tive problemas de acne, fui ao dermatolgista e fiz um tratamento oral de minotrex 100mg durante 3 meses e um topico de eryfluid e metroderme de duração igual. Visivelmente melhorou um pouco, mas continuei sempre com algumas borbulhas, entretanto entrei po surf e como andava sempre bronzeado elas acabavam por secar e tinha mto poucas devido á acçao benéfica do sol e do mar. Agora estou com 22 anos e em dezembro/ janeiro apareceram muitas borbulhas nos ombros, pescoço, braços, peito e algumas practicamente insignificantes na cara, fui ao dermatologista e disse me que era uma foliculite. Fiz durante um mes e meio sem melhora absolutamente nenhuma eryfluid e metroderme. Resolvi ir a uma urgencia dermatologica no santa maria, pois estava completamente coberto de manchas encarnadas e muitas borbulhinhas pelo tronco todo. Estavam lá dois dermatologistas que tb disseram k era foliculite. Acabaram por me prescrever minociclina 100mg e disseram me k podia optar por tomar uma capsula por dia ou entao uma de 12/12 horas caso nao visse melhoras. Fiz a minociclina durante 8 dias, os primeiros 4 um por dia, os restantes de 12/12 horas e voltei ao meu dermatologista que me receitou nadixa em creme, eritromicina em soluçao cutanea e 250g de ciprofloxacina durante 16 dias. ja acabei o antibiotico e continuo cheio de borbulhas. Estou muito preocupado e deprimido mesmo, pareço um bicho de tantas borbulhas, preocupa me o facto de poder ter de fazer isotrex( roacutan ) nao queria nada ter de fazer um tratamento tao drastico, havendo ainda por cima tanta especulaçao sobre os efeitos secundarios. Sinto me em baixo e tenho medo que esse tipo de medicaçao me faça pior. As minhas borbulhas sao muito superficiais e algumas nem o pus tem, mas o que me preocupa é a quantidade. Já fiz pesquisas na net e nem vejo nada parecido sequer. Nos meus ombros nem a minha pele consigo ver, sao centenas de borbulhas em constante erupçao, nao deixam de aparecer, sao presistentes. Já nao sei o que fazer, isto deixa me ainda por cima mto em baixo e roacutan era mesmo uma coisa que nao queria fazer, 1º porque me custa muito viver sem praia, 2º tenho medo dos efeitos secundarios, nao quero ficar com os labios em sangue, nem me sentir mais cansado e deprimido do que estou. Pode ajudar me e dizer o que fazer? Existem outros tratamentos? Muito obrigado

  32. Olá Dr Beatriz!!!
    Uso o Adapaleno 0,1% a noite há 4 meses, gostaria de saber se posso alternar a noite o adapaleno com o klassis, pra diminuir as manchinhas

  33. caro colega
    vc certamente deve se afastar mais do sol
    o sol vai piorar o aspecto da sua pele , pois alem do ressecamento, as manchas serão acentuadas

    abs
    boa sorte

  34. Olá,achei vc muito atenciosa com todos,e o conteúdo muito informativo.
    Se puder me esclarecer agradeço.
    Tenho dúvidas se a isotretinoina e o ácido retinoico são a mesma coisa(vi alguma coisa relacionada ao Roacutan).Já usei duas formulas manipuladas diferentes,já nem me lembro qual fez melhor efeito.
    Estou interessada em refazer:isotretinoina 0,035%,hidroquinona 3%, e alfa bisabolol 2%.
    Obrigado,Daiane.

  35. tentem um com base boicompativel 30g, azeloglicina 3%, acido mandelico 5%,acido salicilico 2%,clindamicina 2% e aloe vera 0,5%, tenho tentado de T-U-D-O pra resolver meu problema cm acne e esse foi o UNICO q realmente ajudou apesar de ser um topico ajuda mto, e eu n tinha pouca espinha nao era MUITA principalmente manchas mais agr tem bem pouca graças a esse remedio (: TENTEM, e boa sorte!!

  36. Olá meu nome é luana tenho 29 anos,gostaria que vcs me respondesse uma pergunta o meu rosto tenho manhas do sol,só que já usei claripel melhorou pra caramba só que tem um porem,clariou só se eu parar de usar volta,gostaria de sabe se isso é normal,tenho que usar sempre….só que quero munda pra clariderm,,,porque acha que minha pelé já acustumou com claripel e gostaria de munda o que vcs acham…me responde por favor….

  37. oi tenho manchas escuras na virilha e recentemente estou usando clariderm gostaria de saber se é normal no começo fikr com a pele escura…estou louca pra me ver livre dessas manchas pois tenho a pele clara e fico constrangida em usar um bekine ou fikr de calcinha… gostaria de saber tbm se a pomada vai mesmo resolver…
    agredeço desde já…
    abraços!!

    1. Zanny, já vi Óleo de Rosa Mosqueta tirar mancha de cortes, pontos, queimaduras enfim, de tudo. Entretanto, isso é conhecimento empírico, mas funciona.
      Abraços.

  38. Ola ,adorei esse site , gosto muito de cuidar da pele,e aqui tem muitas informações úteis esse site esta de parabéns adoraria receber sempre dicas obrigada.

Comments are closed.