E a vitamina D, como fica?

Um dia desse ao tentar convencer uma adolescente a usar filtro solar obtive como resposta: “minha pele precisa de vitamina D”. Aos que ainda insistem neste argumento leiam reportagem recentemente publicada no G1.

Filtro solar impede a produção de vitamina D, mas não preocupa

18/02/2009 – 18h37 ( – G1)
O uso de filtro solar impede a produção de vitamina D? Dermatologistas falam regularmente sobre a necessidade de se usar filtro solar. Porém, o corpo precisa da luz do sol para produzir vitamina D, um nutriente crucial. É possível que o uso do filtro solar interfira na a síntese de vitamina D? Sim. Estudos descobriram que, ao bloquear os raios ultravioleta, o filtro solar limita a vitamina D que produzimos. Mas a questão é: até que ponto. Alguns estudos concluíram que o efeito é significativo – uma redução de quase dez vezes. No entanto, estudos aleatórios mais recentes, que acompanharam pessoas durante meses ? e em alguns casos, por anos ? sugerem que o efeito é insignificante. Embora o filtro solar atrapalhe a produção de vitamina D, dizem esses estudos, isso não ocorre em escala suficiente para causar uma deficiência da vitamina. Isso ocorre em parte porque a maioria das pessoas geralmente não aplica filtro solar suficiente para obter seu efeito completo, o que por sua vez permite a passagem de um pouco de luz solar, diz Henry Lim, chefe de dermatologia no Hospital Henry Ford em Detroit e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, não é necessária muita luz solar para produzir quantidades adequadas de vitamina D: talvez cerca de 30 minutos de exposição à luz do dia (sem protetor), duas vezes por semana. Lim acrescentou que, em vez de cortar o filtro solar, as pessoas preocupadas com a vitamina D deveriam consumir mais alimentos como salmão, leite e suco de laranja, ricos nessa vitamina. Assim, o uso de filtro solar pode reduzir a produção de vitamina D, mas provavelmente não o bastante para surtir um efeito significativo.”

Pensem nisto, beijos

8 thoughts on “E a vitamina D, como fica?

  1. Há alguns meses a mídia fez um “alerta” sobre a suposta necessidade de NÃO se usar protetor solar. Bom, os jarnalistas brasileiros se basearam em um estudo feito em um PAÍS NÓRDICO (como quase todo mundo sabe, em muitos desses países simplesmente não há luz solar durante 6 meses do ano). Será que é muito difícil para os jornalistas chegarem a conclusão de que um país nórdico tem clima diferente do nosso? E que por isso (entre outros motivos) nem todo o estudo que é válido, por exemplo, para quem vive na Suécia, é válido para quem vive no Brasil. Há algumas semanas eu estava pesquisando sobre isso e encontrei umas reportagens interessantes. A SBCD enviou uma carta criticando uma reportagem da Veja. A revita não quis publicar a carta, mas está aqui:

    “Fotoproteção e Vitamina D: carta-resposta enviada pela SBCD a revista Veja”:

    http://www.sbcd.org.br/noticia.php?id=900

    A AAD recomenda que a vitamina D seja obtida através da alimentação ou até suplementos, e não através do sol:

    “Don’t Seek the Sun: Top Reasons to Get Vitamin D From Your Diet”:

    http://www.aad.org/media/background/factsheets/fact_vitamind.htm

    Por fim, encontrei uma reportagem comentando sobre um estudo feito pela Santa Casa. O estudo conclui que, embora o uso diário de protetor realmente possa diminuir a quantidade de vitamina D no corpo, essa diminuição não é suficiente para que os níveis de vitamina D fiquem menores do que o normal:

    http://saude.abril.com.br/premiosaude/2008/vencedores-pele.shtml

    Adorei o “post”! 🙂 Beijo.

  2. adorei saber! nem fazia idéia que o protetor solar podia atrapalhar na produção de alguma vitamina da nossa pele.
    mas, claro, ele ainda continua sendo primordial!

    amei seu blog, flor.
    vou linkar, pode?
    bjs!

  3. Ei,Beatriz!Sou encantado por seus posts e ficava triste quando entrava e não via nada atualizado.Graças à Deus vc voltou.Comigo já acontece o contrário.Os médicos não precisam de me convencer a usar nada!Eu pego a receita e saio comprando tudo!Por isso estou te pedindo ajuda.Tenho 38 anos,a pele clara,oleosa, umas manchas na testa( não muitas) e depois que coloquei o Mirena aparecem às vezes umas espinhas no rosto(principalmente perto do pescoço).Já fui em vários dermatos e morei na Alemanha(onde os preços sõa beeeeem melhores) então imagina o tanto de produto que eu tenho.Sempre que vou a uma consulta levo minha listinha só que eles me mandam comprar algo novo,então acabo saindo com outra lista e fico sem saber o que usar.Ultimamente tenho lavado o rosto com dermativin e adoro o actine,então alterno os 2. Aí vem o meu problema : tenho a loçao Beatriz,o tonico da La Roche, a loção zeroak(para as espinhas), isotrexin, solugel, diacneal, effaclar K, effaclar I (também para usar em pontos mais especificos),pityval, melora c, normaderm dia, normaderm noite, Para manchas: melani D, skin fade cream (dermisa), vitanol A 0,25%, vitacid, solaquin, gel Neostrata.Para os olhos uso o reti- c.Fico perdida pois cada médico gosta de um produto.Acaba que fico com tudo parado.Me ajuda!!!!!!Ah,uso o protetor anthelios ou Roc e tenho o iluminateur da Roc que ainda não abri.?E uso muita àgua termal no rosto.Aliás ultimamente é a única coisa que uso pois olho para o meu banheiro e me dá vontade de chorar com tantos produtos.Obrigada,beijos e vc conhece algum dermatologista aqui em BH?Obrigada.Se vc puder me mandar um e-mail te mostro tudo melhor.

  4. OLá, achei bem legal a iniciativa do blog com dicas dermatologicas!

    Quanto à proteção solar….

    eu procuro usar sempre o filtro solar e tenho uma dúvida:

    Eu esqueci de passar o filtro nos pés e nos braços, então eles ficaram escuros, enquanto o resto do meu corpo ficou da cor em que estava, normal…

    Existe alguma forma de clarear estas áreas?

    continuo usando o filtro solar, mas tenho medo de ficar manchada…

    fico grata pela atenção e espero sinceramente que possa me responder.

    Obrigada!

  5. Marcelle,
    Voce vive mais ou menos o mesmo drama da maioria dos dermatologistas, risos.
    É muito produto!! Com tantos dermatologistas na sua vida é difícil mesmo saber qual seguir. Não sei se consigo resolver o seu problema, mas vamos lá. Como voce tem acne e pele oleosa escolha um produto que vai atuar nestes problemas e use-os regularmente. Dos que voce citou o Vitanol ou o Vitacid fazem isto e ainda atuam nas manchas. Então voce já tá tratando 2 problemas com um produto só. Um destes (ou outro nesta linha) você vai usar sempre. O filtro solar também, mesmo que varie de marca. Os outros voce vai alternando, de acordo com seu “humor” ou como estiver sua pele. Alguns voce pode passar pela manha, antes do filtro solar. Então, tá muita acne, vai de Effaclar. Tá se achando manchada, vai de Melani-D. Outros como o Isotrexin e o neostrata é melhor alternar com os produtos da noite (é assim que eu faço porque eu gosto de testar tudo, cada semana estou usando coisas diferentes, mas o ácido retinoico é sagrado). Espero ter ajuda, e espero que consiga usar tudo antes da data de validade, risos. (ah, tirei seu e-mail do comentário, para não te causar problemas)
    Rafaela,
    comece a usar o filtro diariamente, já. Um dermatologista pode te indicar uma loção clareadora, para a cor voltar mais depressa. Mas se foi um sol crônico (anos e anos) é possível que nunca iguale, mas melhora bastante,
    beijos

  6. Olá Beatriz, muito obrigada por responder, vou marcar a consulta pra saber o que posso fazer

    E vou continuar lendo o blog, seus posts são muito interessantes!

    Abraço

Comments are closed.