Terapêutica “Garantida” do Melasma

A Galderma está com uma “promoção” para quem tem melasma. Caso o dermatologista ache que tem indicação e prescrever Tri-Luma e o filtro solar mais potente deles, o Cetaphil Defense, se você não tiver nenhuma melhora da mancha, ganha outro Cetaphil Defense e outro Tri-Luma. (Editado: agradeço a correção do Laurent. Como escrevi o post no início da “promoção” entendi errado, a reposição é somente do Tri-Luma. Realmente eu já sabia disso, mas nem me lembrei que o post estava errado, pois não o revisei mais. Peço desculpas se causei algum transtorno.)

cetaphil-e-triluma

Funciona assim: Tem uma escala de cores de melasma (tipo aquelas para clareamento dentario), que são numeradas do mais claro ao mais escuro. Na primeira consulta o dermatologista avalia em que “grau” (numero na escala) está o melasma, e anota. Com a receita voce compra o Tri-Luma e o Cetaphil, guarda a embalagem e a nota fiscal. Se dentro de dois meses não tiver NENHUMA  melhora da mancha (o seu melasma tem que cair na numeração da escala, mas não necessariamente desaparecer) voce ganha outro frasco de cada um dos produtos para usar por mais um tempo.

Eu acho difícil não clarear nada, nada, nada. Se clarear um pouquinho, 01 (um ) grau na escala, voce perde o “premio”. Ficaria mais interessante se o acordo fosse o DESAPARECIMENTO TOTAL DA MANCHA e ao inves do retratamento, se eles custeassem outro tipo de tratamento como sessões de peeling ou laser.

Nada contra a iniciativa, que é inédita, mas que ficaria bem mais interessante, ficaria…

E voces, o que acham? Alguem já usou? conta pra gente como foi

Bjos

88 thoughts on “Terapêutica “Garantida” do Melasma

  1. Eu já usei o Triluma, para um clarear manchinhas no rosto antes do meu casamento. Houve melhora sim, mas naaaaada milagroso. E o efeito não foi 100%. De qualquer forma eu usaria novamente.
    Concordo com vc, seria muito mais interessante se a promesssa fosse desaparecimento total!!!
    bjs

  2. Olá, Dra. Beatriz!

    Gostaria de saber qual é a tua opinião sobre a carboxiterapia… Estou discutindo sobre isso com uma médica que faz propaganda da técnica no Orkut (essa médica não é especialista pela SBD ou pela SBCP, o que por si só já faz eu ter um certo receio). Ela jura que funciona, mas não conseque me apresentar um estudo irrefutável.

  3. Para qual indicação, Pedro? ou para tratar o que especificamente? Ultimamente a carboxi parece bombril com 1001 utilidades… brincadeira, na verdade, tambem sou um pouco desconfiada, não faço aplicação de carboxi, quem aplica jura que é um santo milagroso, já quem fez, tem opiniões discordantes. Ainda estou esperando para ver

  4. Absolutamente tudo! Ela citou celulite, flacidez, estrias, cicatrizes de acne, gordura localizada, olheiras. Ufa, espero não ter esquecido de nada! hauahau

  5. eu já usei o triluma e gostei muito. Na época, quando eu ainda tomava sol, foi a única coisa que melhorou o melasma que mora em cima do meu lábio.
    Há um tempo minha dermato disse que pararam de vender. Pelo visto, voltaram. Bom, eu recomendo. Hoje em dia estou usando um produto manipulado, mas acho o Triluma bem prático, embora por causa da textura em pomada, eu nunca tenha conseguido usar no rosto todo.
    Achei legal a idéia da promoção.

  6. Uso o tri-luma, nao notei um diferenca muito grande, mesmo pq sei que tratamento para manchas demora mesmo.. uso ha 1 mes e meio. E minhas manchas sao meio claras.. e convivo com elas ha tanto tempo que ja me acostumei.. nao consigo ver meu rosto muito diferente. Mas uma coisa que melhorou MUITO com o triluma foi o aspecto da pele. Ficou super viçosa, os poros diminuiram muito.. quase nao tenho mais cravos no nariz… nao sei se ele serve pra isso, mas pra mim foi o que mais notei de beneficio! Apesar de ter aumentado a oleosidade da pele de dia… mas nada que un lecinhos pra tirar oleosidade nao resolvam.

  7. Joana,
    o Tri-Luma reamente teve um problema, mas isso já faz um bom tempo. Obrigada pela sua opinião, dá ânimo para quem está em tratamento, já que a maioria dos comentários aqui é de quem não está se dando muito bem (no blog todo)
    Lanny,
    Este efeito é do ácido retinóico (por isso eu sempre indico o tratamento no rosto todo e não só na mancha). O ácido é bom tanto para os cravinhos, como voce observou, como é bom para rugas também.
    Agora, quanto a mancha paciencia, o tratamento é longo e lento. Boa sorte!
    Élida,
    em se tratando de melasma, ainda não podemos garantir que algum tratamento “sai tudo”. Muitas vezes temos que tentar varios tratamentos diferentes, simultaneos ou não, e, as vezes conseguimos só “melhora”
    Bjos

  8. Oi Beatriz,td bom?

    Estou precisando muito de uma orientação sua; fiz a maior burrice hoje.Eu estou usando um produto manipulado a base de matrixil ac kógico, tensine e rafermine , td a 2%; alternando com ácido glicolico a 8%(melora ultra lotion)que tem tb ac citrico. Pois bem, depois de vários dias de chuva Petrópolis acordou com o maior solaço desde ontem e eu não satisfeita em apenas ir para o sol, resolvi experimentar uma amostra de Australian gold acelerator, que aparentemente não tem filtro apenas uma substância que acelera o brozeamento.Como estava cedo (essa loucura eu fiz de 9:30 à 10:30,no horário de verão) achei que não ia ter nada de mais, eu não passei no rosto, apenas no corpo, mas o meu colo queimou pra caramba (eu passo os ácidos no colo tb).
    Estou com muito medo de manchar meu colo…existe alguma coisa que posso passar pra evitar que manche?
    Eu fiz uma compressa com soro fisiológico e passei um hidratante; e o pior é que eu fiquei com o rosto branco, o colo vermelho e o corpo bronzeado…não precisa dizer mais nada , não é?
    Me ajude, please!!!

    Beijo

  9. Oi Beatriz!! Te achei através do blog Dia de Beauté! 😀
    Preciso de uma opinião! a minha dermatologista me receitou um produro chamado “loçao beatriz”, e pesquisei na internet n tem muita coisa sobre! você pode me ajudar? realmente vale a pena usar?? Obrigado!!

  10. Pois é, Beatriz,

    quem tem melasma precisa mesmo de ânimo, risos, porque é um problema muuuuuuuito chato e que cansa (pra não dizer derruba) a beleza de qualquer uma.
    agora que eu sei da volta do Triluma, vou até conversar com a minha dermato na próxima consulta pra ver se eu não posso voltar a usa-lo de forma tópica pra ver se dou um up no tratamento.

    Abs! Freqüênto o blog há pouco tempo e acho muito legal!

  11. Veludo,

    não sou dermato, mas uso a loção Beatriz há anos, indicada pela minha dermato, lógico. O que posso te dizer dela é que é beeem forte, tem bastante álcool e não serve para peles secas ou sensíveis. A minha é muito oleosa e eu amo, mas quando está sensibilizada pela tretinoína, não consigo usar.

    Se não for o seu caso, ela é super prática, sobretudo naqueles dias que a gente tá morrendo de preguiça de lavar o rosto à noite: o algodãozinho com a Beatriz sai preto e te dá aquela sensação de “dever cumprido” no quesito limpeza. Ela tb melhora demais a aparência da pele acnêica.

    Outra cosia óóótima da loção é que passando pela manhã, após lavar o rosto, ela dá uma segurada na oleosidade de quem usa protetor com fator alto (normalmente são mais pesados). O rosto fica mais seco e o protetor cai melhor sem ficar brilhando demais.

    Eu dou mó força quando é indicado pelo dermato. É um ótimo produto, além de barato se vc pesquisar.

    Uma dica: não deixe o potinho nem 2 minutos aberto, pq o álcool evapora e bau-bau loção Beatriz.

  12. Olá pessoal!
    Tenho melasma e trato insistentemente ha 4 anos, passei por VÁRIOS dermatos, e já usei quase tudo: Triluma , Vitacid plus (mesma composição do triluma),melanesse effective , fórmulas, laser, peeling de cristal, ácido de frutas e etc…infelizmente todos “clareiam um pouco”, mas não eliminam. Basta leve exposição ao sol ( mesmo sem ser na praia ou piscina) e elas imediatamente ficam escuras. O ultimo dermato explicou que: a célula “adoeceu” e ela não se regenera nunca mais…alguns produtos apenas melhoram, Quer uma pele “mais ou menos”? sol nunca mais. Em minha persistente pesquisa ( eu acredito em milagres rs ), soube do produto Dermamelan M, porém, é importado e caríssimo ( em torno de R$ 600,00) mas clareia 99%! Vi fotos de uma pessoa que usou e em 05 meses a pele estava limpa! Ela continua usando pq sabe que a mancha está lá..adormecida e que se tomar sol, ela volta. Estou seriamente propensa a investir nisso.

  13. Estou curiosa para ver a resposta do comentário da Kacia, pois passo pelo mesmo problema dela e também por todas as etapas de tratamento citadas… já estou cansada e muitas vezes me sinto sem esperanças de melhora, procuro conviver com minhas manchas, mas se fossem só as existentes talvez ficasse menos insegura mais elas estão se alastrando por todo o rosto (queixo, buço, bocechas e agora estão desabrochando na testa…) se as células é que ficam cansadas as minhas desistiram de viver. Por favor me ajude com algumas dicas. Será que não existe algum tratamento com intervenção cirúrgica?
    É o único método por qual ainda não passei e sempre com orientação de dermatologistas.
    Se tiver farei sem a menor dúvida.

  14. Olá Beatriz,

    Tenho um melasma grande na testa, fiz diversos peelings, já usei triluma, mas ela não desaparece, meu dermato sugeriiu uma dermoabrasão, ele me explicou, que remove as celulas profundamente e utiliza-se de compressa cicatrizante por 07 dias, realmente isto funciona?? depois o melasma tende a voltar??? ou é eliminado???

  15. Já usei muito produtos, inclusive o Triluma e não adiantou. Minhas manchas estão lá, e o pior, aumentando. Vou tentar esse Dermamelan, quem sabe dá certo.

  16. Oi , Beatriz
    O que acha dessa formula peeling Jessner

    Resorcina___________ 14%
    Ac. Salicilico________ 14%
    Ác. Lático 85%______ 14%
    Álcool 95%_________ qsp 15 ml

    ela pode ta usando em casa mesmo?
    Pode manchar a pele?
    Tenho a pele bem oleosa, a loçao Beatriz pra que serve?
    Qual o efeito dessa loçao na pele?
    Desde ja gradeço e espero a resposta

    1. Beatriz, pelo amor-de-Deus, não use isto em casa, esta formula é forte e voce pode ter queimaduras e ficar com manchas no rosto, para sempre.
      Gente, menos loucura por favor!!!

      1. Usei este peeling Jessner e fiquei com o rosto todo manchado
        alerta a todas as interessadas

        Usei o triluma e não fez efeito

  17. olá
    estou com melasma no rosto e estou usando tri-luma estou muito preocupada pois nao sei qual vai ser o resultado.

    Dra gostei muito dos seus comentarios parabens.

  18. Usei Amelan M , fiquei com as manchas completamentes desaparecidas, quando fui comprar o 2 pote, dizeram que o produto não poderia mais ser vendido no Brasil,
    Tenho as fotos dia a dia, para comprovar como ele foi eficaz, sabia que teria que usar por 01 ano, mas como se não consigo comprar, a médica passou Triluma mas não adiantou nada,
    Por Favor me deem uma solução, tenho as provas da melhora que o Amelan M, fizeram pouco mais de 03 meses
    voltou, são 02 manchas localizadas 01 lado direito, e outra
    do lado esquerdo, ambas abaixo das olheiras dos olhos,
    Isso me incomoda bastante.
    Por favor, me indiquem uma solução.
    Atc
    Mônica

  19. Olá Beatriz!! Td bem??
    Tenho melasma há muitos anos e estou pensando seriamente em utilizar o Tri-Luma. A minha pergunta é: posso utilizá-lo simultaneamente com meu anticoncepcional Cerazetti, há algum problema com relação a isso?
    Parabéns pelo blog e muito obrigada por nos socorrer(risos)!!
    Vc é maravilhosa!!
    Abraços…

  20. precizo saber se posso usar o tri-luma no verão?
    os comentários foram tantos q me enteresei tenho
    melasma mais ou menos uns 4 anos.

    obrigada agurdo resposta

  21. OI, ACHEI ESSE BLOG NA GOOGLE, NOSSA QUE INTERESSANTE SABER QUE TANTA GENTE TEM ESSAS MANCHINHAS PERSISTENTES CHAMADAS MELASMA. EU POSSO DIZER QUE TENHO, PQ NÃO TEM CURA, MAS ELAS SUMIRAM COM O TRI LUMA, ESTOU USANDO DESDE NOVEMBRO, E NÃO TEM MAIS NADA, NO COMEÇO NÃO ACREDITEI PQ JA TINHA FEITO VARIOS TRATAMENTOS COM VARIAS DERMATOLOGISTAS, E NADA, A UNICA COISA ERA QUE DESCASCAVA DEMAIS E A DANADA NÃO SUMIA, EU JA ESTAVA QUASE DESISTINDO QDO ME FALARAM DE UMA DERMATOLOGISTA QUE EU NUNCA TINHA IDO, E ELA OPEROU UM MILAGRE…EHEHEEH!!!! MINHA PELE ESTA MARAVILHOSA, BUMBUM DE NENEM MESMO…MAS FAÇO TUDO QUE ELA MANDOU…PASSO PROTETOR ATE PARA FICAR DENTRO DE CASA, PQ ELA FALOU QUE ESSAS LAMPADAS AJUDAM A MANCHAR TBM, SE FOR SAIR NO SOL, PASSO O PROTETOR CETAPHIL 50 E UMA BASE PROTETORA FATOR 15 CHAMADA TOLERIANE, FICA TUDO MEIO CARINHO, MAS COMPENSA, AH E TEM OUTRA COISA TBM, UM DIA PASSO O TRI LUMA SÓ NAS MANCHAS, NO OUTRO NO ROSTO TODO, ELA DISSE QUE É PRA FICAR UNIFORME, ESTA DANDO CERTO GRAÇAS A DEUS…BEIJÃO PRA TODO MUNDO!!!!

  22. Eu “tinha” melasmas, mas com muita paciência, ácido retinóico e hidroquinona, hj posso dizer que ninguém nota que tive melasmas. Usei Triluma e gostei muito. Mas foi como integrante do tratamento. No inverno, minha dermato diz pra eu passa o Triluma, só uma bisnaga. e o resto do ano, de janeiro a janeiro, contionuo com o tradicional ácido retinóico, hidroquinona. Manipulados juntos e barato. E muito protetor solar.
    Acredito que produtos bons, muitos são, mas perseverança é a melhor coisa. Cuidar da pele é pra sempre.

  23. Olá Bea!!!

    Eu tb estou com duvidas em relação as loções Beatriz e de jessner!
    acredito que sao iguais em sua composição.
    como os valores sao muito diferentes (beatriz acima de 80 reais e jessner abaixo de 20 reais), gostaria de esclarecimentos?
    posso usar a de jessner manipulada em substituição da loção beatriz da dermatus?
    a loção beatriz foi receitada por minha dermatologista e a de jessner eu comprei apos ver a composição da formula e isso esta me deixando sem sono, preciso muito continuar meu tratamento…
    obrigada,
    bjos

  24. Olá

    Eu tinha usado todo tipo de produto e minhas manchas voltaram maiores e mais fortes e nada fazia com que regredissem. Há duas semanas estou usando o Cosmelan 2 e já é visível a melhora. No inicio o tratamento sairá caro, pq terei que passar o creme todos os dias _ ele custa r$590,00 – mas assim que as manchas sumirem farei apenas a manutenção 1 vez por semana.
    Agora é cuidar da proteção. Estou usando um filtro solat fator 100 da Photoderm e uma base com filtro 25 da dermage.
    Beijos

  25. Oi,
    Sou um dos poucos homens que sofre tb c esse problema.
    desde dos 20 anos que tento me livrar do MELASMA já fiz varios tratamentos e peelings, hj estou c 38 anos e está bem pior, faz 3 meses que fiz peeling de FENOL, na1a semana maravilha, depois as manchas voltaram todas. É um problema pois trabalho c o publico e me incomoda! usei tb um creme q deixou umas manchas brancas nas bochechas, me dê uma luz por fvr.
    desde já agradeço! abço.
    PEDRO.

  26. Olá, Eu também tenho melasma e já tentei de tudo, porém percebo que as manchas melhoram mas não somem. O meu sonho é ver a minha pele clara e linda novamente. Os ácidos de uma forma geral inclusive o Triluma, claream mas infelizmente produzem vazinhos e deixam os poros abertos além de ressecar a pele. Tudo valeria a pena, se resolvesse definitivamente … Estou entusiamada com o depoimento da Kacia que falou sobre o Dermamelan M e com o da Cissa que está usando o Cosmelan 2. Quero dizer ainda que já fiz peeling e que no meu caso causou inflamação do melasma escurecendo ainda mais as manchas. Gostaria de uma resposta sobre esses produtos citados pela kacia e Cissa e também informações sobre o laser se é ou não diferente do peeling. Vivo de filtro solar e tento seguir todas a reconmendações médicas inclusive uso de chapéus a base de filtro solar por isso estou em buscar de novidades porque não posso desistir. Me ajude. Obrigada e Beijos!!!

  27. Ola, super interessante a opiniao das pessoas, li todas e gostei muito, pois sao muitas experiencias em que as pessoas passam. Tenho essa marca amarronzada acima dos labios no qual me deixa bem disconfortavel, tento usar maquiagem a maior parte do tempo. Ja fiz peeling mas ela voltou, usei tri luma e realmente deu um bom resultado. Mas devido a uma dermat. que fui, ela me disse pra nao usar o tri-luma o tempo todo, pois devido ter hidroquinona, pode deixar sequelas como pigmentos brancos e que sao irreverssiveis. Sendo assim, fiquei com medo de usar novamente. Comprei entao um da Anna Pegova chamado Soin Superlatif Eclircissant 2, no qual diz nao ter contra indicacao e que prometia muito. Mas sinceramente, nao acho que fez muita diferenca nao, ele nao tem hidroquinona, tem acido kojico. Mas nao notei nenhuma melhora. Ate mandei um email pra eles e nem se quer me responderam. A unica coisa que sei e que tomar Sol esta bem longe dos meus pensamentos. Uso fator solar 100 todos os dias e uso chapeu o tempo todo pra mancha nao piorar. Realmente e muito ruim ter que se acostumar, mas nao vejo outra saida. Continuo na busca constante de um creme ou tratamento eficaz. Um abraco a todos.

  28. Ola Dr.,
    Gostaria muito de saber qual maquiagem e recomendada para que o melasma nao piore. Tem que ter protetor solar tambem, mesmo tendo usado antes da maquiagem? Poderia indicar alguma? Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Só para avisar: não sou o mesmo Padro que fez o comentário sobre o melasma! hahauuahu Vou passar a me identificar como “Pedro M” porque se não mais de um Pedro comentando no blog vai gerar confusão! hauahau

    Beijo.

  30. Gente, essa internet é realmente maravilhosa. Descobri esse blog, pelo Google e fiquei fascinada. Tbm sofro, com melasmas. É um porre. Mas descobri, aqui, diversos produtos que não conhecia. Obrigado, gente.
    Devíamos criar uma comunidade no Orkut. Comunidade dos Melasmaticos. Kkkkkk.
    Bjs.

  31. Eu sempre tive sardas, mas depois dos meus 35 anos apareceram manchas marrons pelo rosto. Era feio, fui em vários dermatologistas em São Paulo, alguns famosos e caríssimos. Uma vez uma esteticista que estava me fazendo uma limpeza de pele me falou que eu devia fazer um exame de sangue para ver a contagem hormonal e falei com um dermatologista ele me disse que isso era difícil um trabalho para detetives…
    Minha ginecologista acabou pedindo um exame de rotina para tiróide e descobri que estava com hipotiroidismo. Tratamento feito e as manchas começaram pouco a pouco a desaparecer. A esses demartologistas que me fizeram gastar fortunas com cremes que nada fizeram e diziam que contagem hormonal era tão difíiiiicil meu profundo desprezo.

    Cláudia

  32. Bom galera, tenho acompanhado todos as reclamações acima citada…Tenho o mesmo problema de vcs.Sabe,tenho manchas no rosto.Já fui a vários Dermatologistas conceituados,nada !!!!
    Pois bem,não faça besteiras de sair usando tudo o que outro diz.Pele e uma coisa mto sensivél.Não gosto de Hidroquinoma.Já usei.Melhora muito,mas em seguida a mancha surgia pior.Entre outros produtos.

    O secredo é usar um sabonete GH Meutro no rosto sempre que for limpar a pele.Em seguida use um bom protetor solar.Aquele ante solar,fator 30.Vende em capsulas,o legal é que a pele não fica oleosa.A noite quando for dormir.Use uma ácido mais leve que a sua dermatologista indicar,mas por favor nada de Hidroquimona,com o calor o rosto fica vermelho e queima mais…Não sou dermatologista,mas essa dica é certa.

    Ah!!! Aqui no meu trabalho,um amiga me indicou a usar,1 colher de água oxigenada,mas 1 pitada de bicarbonato,estou com medo disso.mas vou fazer um teste.Caso funcionar aviso !!!

    Espero poder ter ajudado de alguma forma.

    Tenha uma boa tarde a todos

    Edilene..

    1. Edilene,

      Bom Dia,

      Também tenho manchas e percebi que você tem um pouco de experiência sobre o assunto por favor responda se você fez o teste que sua amiga te passou e a oxigenada de que volume é?

      Aguardo sua resposta Cassia
      ********
      [email protected]

  33. Cura Melasma
    Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês meu sofrimento e experiência.
    Infelizmente não existe cura para o melasma por enquanto e única coisa que foi capaz de tirar minhas manchas até hoje foi o cosmelan 2 que é vendido através de importadoras. No meu caso eu compro na http://www.hollandexport.net , está R$ 529 e parcelam em 3x no cartão de crédito, para quem tem poucas manchas dura +- 3/4 meses.
    Já uso há mais de um ano e acabei pegando experiência na utilização do medicamento.
    Eu passo o cosmelan 3 três vezes por dia. Pela manhã passo o Cosmelan, espero uns minutinhos para penetrar, e em seguida passo o protetor solar fator 100 com cor ou sem cor. Fica a gosto, mas minha dermatologista comentou que o protetor com pigmentação como se fosse base, protege mais do que o normal. Depois do almoço passo novamente o Cosmelan, espero uns minutinhos e protetor novamente. A noite antes de dormir cosmelan novamente, mas sem o protetor.
    O cosmelan deve ser passado no rosto inteiro uma vez de maneira uniforme e uma segunda vez só em cima das manchas para o produto agir mais em cima das manchas. Para não ficar grosso em cima das manhas, dá umas batidinhas em cima da camada mais grossa para penetrar e ficar imperceptível.
    Conforme for aplicando o rosto e principalmente em cima das manchas onde é aplicada uma maior quantidade de creme, descascam. Em cada aplicação verifique antes se está vermelho em cima das manchas ou se está ardendo. Se estiver, não passe o Cosmelan e dê um descanso aplicando a pomada Therasona, que é vendida na farmácia. E dá próxima vez que teria que aplicar se já tiver sumido o ardor ou vermelhidão, continue normalmente. Tem que ser seguido isso, pois percebi que quando eu passava o creme e estava com esses sintomas, a minha mancha acabava ficando escura novamente. Então para não acontecer é importante que faça isso. Minha dermatologista que me receitou essa pomada.
    Agora, não se enganem. Para quem tem Melasma e vai investir em um produto caro como o Cosmelan, tem que esquecer que existe sol.
    Pessoal a mancha escurece até andando dentro do carro, com os vidros fechados, ar condicionado e película preta nos vidros. Agora comprei aqueles protetores de janela de carro para ajudar a bloquear o sol.
    Ter Melasma é um sofrimento. E para ter a pele boa sem manchas exigem muitos sacrifícios.
    Se eu vou a praia é com chapéu com a aba gigante, protetor 100 aplicado de hora em hora e em baixo de um quiosque, é mesmo assim dá uma escurecidinha de leve. O mormaço é um veneno para o Melasma também. Procure sempre ir até as 10h da manhã e depois da 16h pois nesse o horário o sol está mais fraco. E no horário de verão até às 11h e depois das 17h.
    Não estou querendo assustá-las, mas sim alertá-las e passar a minha experiência encurtando o tempo perdido com medicamentos que não adiantam de nada.
    Para quem disciplina o Cosmelan é o melhor produto que existe pra Melasma no momento.
    Outra dica, para andar na rua, sombrinha meninas. É a melhor coisa para se proteger. Existem até no Google lugares que vendem sombrinha com proteção solar
    Referente aos chapéus e outros acessórios com proteção solar tem este site que vende: http://www.uvline.com.br . Pra praia eu recomendo o chapéu CHAPÉU BEVERLY HILLS pois é o que tem a aba maior e eu uso a parte de trás na frente pois a aba de trás do chapéu é maior.
    Acho que eu pude ajudar um pouco com a minha experiência na prática nesse assunto.
    Beijos para todas que compartilham desse problema.

  34. Além tudo isso que eu disse acima, esqueci de mencionar que tomo todos os dia uma formula receitada pela minha dermatologista que ajuda com as manchas que é a seguinte:
    -Pomegranate extrato 40% de acido elágico – 450 mg
    – Vitamina C – 500 mg
    – Vitamina E – 200 mg
    Tomar uma dose por dia
    Consulte o demartalogista para pegar a receita
    beijocas

  35. orá, encontrei este forum, pois as manchas no rosto tem sido as minhas dores de cabeça durante estes 3 anos.
    já realizei o cosmelan 2 vezes e têm-se que ser persistente, pois os resultados são bons, durante o inverno, piora é com o sol, o que me deixa angustiada…porem vou tentar desta vez usar chapeu, pois o unico sol que apanho é o da rua e de andar de carro que praia já nem vou.

    vou este fim de semana á esteticista e depois digo-vos…

  36. Quem usa Triluma pode nadar em piscina com cloro? Pela manhã?
    Que filtro devo usar? Sou atleta Master e tenho 45 anos, o que você acha?

  37. Belfort,
    Se eu fosse vc eu nadaria em uma piscina coberta, o sol mesmo de manhã é um veneno para quem tem mancha. Ainda mais usando Triluma. Mesmo com o protetor solar sua mancha vai acabar ficando mais escura.
    bjs

  38. Olá, gostaria de saber se o tratamento com amelan em consultório dermatológico é eficaz, se é um peeling. Alguém já fez tratamento com laser para melasma. Onde comprar o amelan m para a manutenção do tratamento.

  39. Ola …eu gostaria de saber se quem tem acne pode usar o tri-luma..tenho manchas leves depois q comecei a tomar anticoncepcional…mas escuras na regiao dos labios…pode passar no rosto todo? essa e minha duvida por favor me ajude.

  40. Ólá pessoal eu também sofro com melasma, mas ja não encuco tanto com elas já usei de tudo faço tratamrnto a oito anos elas clariaram bastante, uso melanin d, vitamina c, leucodin, azelan, isdim protetor 60, sou alergica a hidroqinona, perfume mix e vários outros produtos, qulquer produto com alcool me queima a pele, não uso sabonete pra lavar rosto, não tomo sol. Vc acaba aprendendo a conviver com as manchas, mas através deste site descobrir vários produtos novos e vou falar com minha dermatologista, por sorte nunca tive acne e tenho uma pele lisa e bem tratada e as manchas estao bem claras. adorei este site. Telma

  41. Dra. Beatriz,

    Gostaria de esclarecer que o Retratamento para Melasma oferecido pela Galderma é sem o Cetaphil. A paciente receberá o Tri-luma sem nenhum ônus.

  42. Dra. Beatriz,

    Por favor me responda.
    Estou bastante desesperada uma vez que estou fora do país a estudos e só retornarei ano que vem. Nas minhas férias 1 dia antes da minha viagem, fiz um peeling de Fenol a 29% (kit manipulado de uma Farmacia confiavel em SP). Eu nuca tomei anticoncepcionais, não tenho problema tireoideano, nada. Só uma pele (muito bem cuidada) porém que mancha. Uso filtro solar na face há mais de 20 anos e não cheguei aos 40 ainda… Bom, fiz o peeling de fenol nas minhas manchinhas (melasmas leves e que eu julgava horrorosos) na testa, nariz e região supra sulcos naso-genianos (não é nos malares), e supra labial (buço) lateral. Bom, o resultado é que o fenol me ‘queimou’ tanto que fiquei (onde foi passado a gaze umida com o fenol) completamente ESCURA!!! Sei que pode ter sido hiperpigmentação pós-inflamatória. Fiz 3 ciclos de corticóide sistêmico (Betametasona injetável) e semanas de corticóide tópico (mesmo conhecedora da atrofia dérmica a longo prazo). Bom, entrei em contato com os doutores e o laboratório. Pediram q eu fizesse um segundo Fenol, usando desta vez, no lugar da pomada pós-peeling, a pomada de corticoide em camada generosa e depois aplica-se a pomada pós peeling (para somente ser retirada com água 12h após, seguindo o protocolo). Tudo isso sob cuidados médicos. Feito. NADA!!! Hoje tenho um ‘bigode’ e não um melasma supralabial, uma marca escura na fronte e não manchinhas leves e uma manchona escura (castanho escuro) no nariz estendendo-se para os malares.
    Estou MUITO DESESPERADA pois meu rostoe a saúde da minha pele sempre foram meu cartão de visitas. O Laboratório e os médicos dizem para eu ter paciência (só rindo pra não chorar…), que a pele vai clarear e pra continuar usando o filtro solar (Dããããã- ÓBVIO!!!) e o creme noturno (composto por Acqua Licorice 0,5%, Betametasona 0,5%, Acido Retinóico 0,5% ). Bom, dá pena ver as meu rosto: as áreas nas quais o fenol não atingiu, vê-se a pele saudável, coloração normal, bonita e nas áreas queimadas, uma pele escura, ‘cascuda’ (descama sempre) e feia.
    Li seu blog, li sobre o Cosmoderm2. Estou na Europa. Ele é a base de que??? A Dra. tem algo que possa me ajudar a sair deste PESADELO que estou vivendo??? Esse prognóstico “vai clarear”, procede ou é só um sincero e desesperado voto feito pelos médicos e laboratórios?
    Nesse interim, fui submetida a um Retinóico 8% cm Hidroquisan 10% em máscara 15h para tentar descamar, limpar um pouco a epiderme: NADA!!!
    Estou naquela de corticóide tópico (betametasona 0,5%), FILTRO UVA/UVB FPS 100, ENCLAUSURADA DE DIA, com KILOS DE MAQUIAGEM à NOITE ( e mesmo assim, aparece) e usando o tal creme noturno.
    POR FAVOR, ME AJUDE!!!!
    Obrigada de coração.

  43. Ah, no creme noturno também tem “Ácido Ferrúlico”…

    Bom, li a fórmula do Cosmelan2. É uma mistureba de Retinóico, Salicílico, Glicirrízico, Kójico, Azeláico, Fítico, Arbutin… Enfim o cara que manipulou estava REALMENTE decidido a ELIMINAR o melasma de uma só vez… Tipo ‘O ÚLTIMO TREM”…ahahaha (rio para não chorar- que sja claro! Ai, que piada de mau-gosto : quando só vejo ‘nuvens castanhas’!!!) Só se esqueceu que todos nós já utilizamos essas combinações uma ou mais vezes na vida… Caramba, o que faz a cobiça no mercado da estética… Eu não me fido. Espero a sua opinião.
    Grata

  44. Ah, esqueci:

    Fui convencida a fazer o fenol porque já havia feito uma série de peelings superficiais com retinóico. Fui convencida que meu ex-melasminha que só aparecia para mim era DÉRMICO e paguei lá o tal peeling médio de Fenol…
    Hoje SIM: tenho uma melasma DÉRMICO! SHOW!!!
    Deve ser dito aos leitores deste blog que o Amelan2, Cosmelan2 tudo isso só resolve casos de MELASMAS EPIDÉRMICOS. DÉRMICOS é ooooutro papo. E por isso, depois do meu de origem iatrogenica e pós-inflamatório, recorro aos conselhos da Dra. Beatriz Maia.

    Muita Proteção UVA/UVB a todos!!!

  45. Olá a todos,

    É com enorme satisfação que percebo que existe uma partilha de experiências, fruto da vivência diária com este problema tão inestético que é o melasma. Sobrevivo com este problema à 3 anos e decidi que quero recuperar a minha beleza e tudo farei (consciente é claro) para que isso aconteça. Ao ler os vossos testemunhos percebi que não é uma luta solitária. Agrada-me saber que quem vive (ou sobrevive no meu caso) com este drama, não se acomoda, não aceita que terá que ser sempre assim. Existem soluções. Vamos procurá-las. Vamos partilhá-las. Já passei por alguns tratamentos, recomendados por dermatologistas, mas o resulado, não foi nem sequer satisfatório. Adaptei a minha vida às minhas limitações, fujo do sol literalmente, uso protector solar écran total, praia só até às 10 da manhã ou depois das 17 horas, com chapeu, e óculos escuros muito grandes. Como trabalho com o computador o dia inteiro, solicitei à empresa onde trabalho um monitor TFT que não emite radiação ultra violeta. A lâmpada fluorescente que fica por cima da minha secretária não a ligo, uso um candeeiro de mesa para trabalhar. Essas lâmpadas são um terror para a pele, tal como os monitores CRT.
    Neste momento estou a tentar um novo tratamento que consiste nestes cuidados todos que mencionei e o uso do despigmentante D24 da Melorna
    http://www.medcutan-ila.org/articulos/2005/1/pdf/04-040.pdf

    Estou confiante, que haverá melhoras. Caso contrário irei em Setembro (final do Verão em Portugal) a uma consulta a um
    cirurgião plástico e espero uma solução definitiva.
    Amigos, boa sorte para todos e vou ficando atenta ao que por aqui se passa.

  46. Olá a todos, a 1 ano começaram a aparecer manchas vermelhas em minha perna e depois de algum tempo essas manchas avermelhadas escureceram, fui em uma dermatologista e a mesma me encaminhou para um medico vascular, já fui em tres especialista me mandaram tomar diosmin e usar meia elastica, porem no ultimo medico que fui ele disse que nao tinha nada a ver com problemas vascular, hoje ja nao sei o que fazer, se alguem poder me ajudar eu agradeceria, vou passar a pomada claripel para clariar essas manchas porem sem saber se esta correto ou não.

  47. Dra. Beatriz,
    Minha mãe me ligou ontem dizendo que o dermatologista dela falou para eu usar (depois dela ter mostrado as fotos (feitas por profissional, macro, fundo escuro, frente, perfil, etc…) CLOBETASOL 0,05g creme nas manchas e Fitro UVA potentérrimo. Disse que em 15 dias (!!!) terei melhora (Bemmmmmm, essa parte do ‘prognóstico excessivamente OTIMISTA’ -pra não fazer uma piadinha de humor negro…-não me deu assim taaaaanta confiança.). Mas Ok: lá estou eu usando Clobetasol depois o filtro 3 vezes ao dia.
    Com aquele medaço da atrofia dérmica e já estar encucada o suficiente para achar que a minha área periorbitária (sempre foi meu orgulho, hidratada, sem 1 ruga- já estou a beira dos 40) está desvitalizada, PERGUNTUM A Ilma.DOUTORA:

    PROCEDE????????????????
    Outra coisa ele disse a minha mãe pra eu evitar o retinóico noturno pois dará eritema e prolongara o melasmaço pós-inflamatório. Mas que poderia noite sim , noite não fazer uma ‘misturinha’ (me lembrou o esmalte da minha avó) com Clobetasol 0,05g e Hidroquinona 4% industrializada nos locais afetados.

    Caracoles, é complicado…

    Uma perguntinha nada a ver com melasma porém centra com o pós-peling de fenol 29% para o MALASMA: um creme a base de Ácido Hialurônico e Vitamina C tão em voga aqui na Europa (Se ácido hialurônico fosse vendido em latinhas como água tônica, a mulherada aqui toamria litros e estariam entre duas opções trágicas: ou fariam hemodiluição ou morreriam ‘afogadas’!!!!!!! ahahahaha
    Bem, confio muito nos ‘fillers’ de Ácido Hialurônico da Q-Med (Suecos) mas a doutora acha mesmo que o Ácido hialurônico em CREME faz algo EFETIVAMENTE FALANDO (oK, até minha receitinha profana clara de ovo faz ‘efeito lifting’ e 2 colheres de leite integral com umas gotinhas de panna faz hidratação…). O ‘Booster de colágeno’ daquela marca L’oooooooreal protagonizado pela Claudia Schiffer foi proibido de ser divulgado e posteriormente retirado do mercado, por motivos óbvios. Agora fazem o ‘boom’ com os cosméticos (que nem de longe tem concentrações de ativos para ser considerados ‘cosmecêuticos’) com o Ácido Hialurônico tópico em creme ou em ‘booster’. E custam uma grana!!!
    Na crise financeira mundial que assola o mundo, o único setor que não ‘bambeou as pernas’ foi o da estética!!!
    Viva a beleza!!!
    Beijos e obrigada,
    Alline.
    P.S.: Continuo aguardando a sua resposta ansiosamente.

  48. Hoje fui a um dermato que me aplicou uma injeção intra muscular profunda no glúteo de Dipropionato de Betametasona e amanhã de manhã inicio com 01 cp de Betametasona 2mg pela manhã por 15 dias , fazendo o desmame recomendado. Pesquisei e li sim que procede o que o médico da minha mãe disse: li que um dermato belga que teve sucesso com hiperpigmentação pós-inflamatória fazendo Clobetasol 0,05g em creme nas manchas e filtro UVA Tinosorb potente 3 vezes ao dia (lava-se com sabonete liquido para pele sensível, aplica-se o corticóide e depois o filtro) e à noite Hidroquinona 4% industrializada com mais uma camadinha fina de Clobetasol. Ah , e depois do café da manhã, 01 cp de betametasona 2mg por 15 dias com desmame orientado pelo médico. Vou começar amanhã. Depois disso: ARREGO!!!!! Dra. Beatriz, por favor… ‘Onde estás que não respondes???’ Tenha pena de uma pobre mulher com esta maldição na face… (será que foi ‘mau-olhado’??? kkkkkk)
    Uma amiga querida ficou assustada com as minhas piadas excessivas acerca de meu melasma causado há pouco por hiperpigmentação pós-inflamatória e a minha tese que se liberar boas endorfinas e não sobrecarregar a supra-renal com descargas de adrenalina por tensão e ansiedade para esse melasma ‘morrer’ definitivamente (dizem que pessimismo e descargas de adrenalinam pioram o melasma, então vamos pra um ashram na India ou nos cerquemos de boas vibrações!!!). Quando ela chegou no meu apartamento eu depois de meditar na sala, cantava e dançava euforicamente o Gurugita repetindo o hino em sânscrito de 185 verbos. Ela achou que eu realmente precisava de ajuda!!! kkkkk Sacou com vontade da Bolsa um creme para a área dos olhos à base de Epiderfill (manipulado e maravilhoso!!!) e… me presenteou com o tal ‘booster de ácido hialurônico’!!!!! Fez um adendo: “Não que acho que você precise…” Eu precisava mesmo é de uma máscara estilo ‘Michael Jackson’ mas ‘cavalo dado não se olha os dentes’…
    Carmo, fiz mestrado e minha dissertação foi sobre Fotoproteção. Você está certa, porém exagerando um pouquinho (olha eu dançando em transe e cantando o hino em sânscrito fazendo esse comentário…). Fiz a pesquisa no link que você recomendou. Quer saber a minha opinião? O artigo é antigo, ultrapassado e ‘D-24′ (extraído de dispigmentantes naturais…?). Olha só eu não gastaria meu dinheiro com isso, não. Achei com pouquíssimo embasamento científico e uma repetição exagerada de tudo que um dia já usamos para tentar apagar essas manchas. Desculpe, Dra. Beatriz, mas a doutora não respondeu. E acho também que o que poderia fazer um cirurgião plástico??? Dermoabrasão a laser, com lixa d’água, ponteiras diamantadas? E o risco da hiperpigmentação pós-inflamatória (igualzinho aconteceu comigo) e olha que o meu foi com peeling químico… (Fenol a 29% mas foi químico!!!). Quer uma sugestão? Relaxe um pouco, tenete a corticoterapia oral e tópica monitorada por um bom médico, faça os exames de provas de função hepática e renal , dose estrogênio, LH, FSH, T3, T4 livres e TSH e um hemograma. Aproveite Portugal em setembro pra passear porque é lindo!!!
    E nós aqui na primavera, aproximando o verão, e eu só penso no meu MediBlock e nos chapéus de aba larga chiquérrimos que vou comprar pra fazer sombra e disfarçar o meu melasma… kkkk
    Beijocas a todos!!!

  49. Hoje fui a um dermato que me aplicou uma injeção intra muscular profunda no glúteo de Dipropionato de Betametasona e amanhã de manhã inicio com 01 cp de Betametasona 2mg pela manhã por 15 dias , fazendo o desmame recomendado. Pesquisei e li sim que procede o que o médico da minha mãe disse: li que um dermato belga que teve sucesso com hiperpigmentação pós-inflamatória fazendo Clobetasol 0,05g em creme nas manchas e filtro UVA Tinosorb potente 3 vezes ao dia (lava-se com sabonete liquido para pele sensível, aplica-se o corticóide e depois o filtro) e à noite Hidroquinona 4% industrializada com mais uma camadinha fina de Clobetasol. Ah , e depois do café da manhã, 01 cp de betametasona 2mg por 15 dias com desmame orientado pelo médico. Vou começar amanhã. Depois disso: ARREGO!!!!! Dra. Beatriz, por favor… ‘Onde estás que não respondes???’ Tenha pena de uma pobre mulher com esta maldição na face… (será que foi ‘mau-olhado’??? kkkkkk)
    Uma amiga querida ficou assustada com as minhas piadas excessivas acerca de meu melasma causado há pouco por hiperpigmentação pós-inflamatória e a minha tese que se liberar boas endorfinas e não sobrecarregar a supra-renal com descargas de adrenalina por tensão e ansiedade para esse melasma ‘morrer’ definitivamente (dizem que pessimismo e descargas de adrenalinam pioram o melasma, então vamos pra um ashram na India ou nos cerquemos de boas vibrações!!!). Quando ela chegou no meu apartamento eu depois de meditar na sala, cantava e dançava euforicamente o Gurugita repetindo o hino em sânscrito de 185 verbos. Ela achou que eu realmente precisava de ajuda!!! kkkkk Sacou com vontade da Bolsa um creme para a área dos olhos à base de Epiderfill (manipulado e maravilhoso!!!) e… me presenteou com o tal ‘booster de ácido hialurônico’!!!!! Fez um adendo: “Não que acho que você precise…” Eu precisava mesmo é de uma máscara estilo ‘Michael Jackson’ mas ‘cavalo dado não se olha os dentes’…
    Carmo, fiz mestrado e minha dissertação foi sobre Fotoproteção. Você está certa, porém exagerando um pouquinho (olha eu dançando em transe e cantando o hino em sânscrito fazendo esse comentário…). Fiz a pesquisa no link que você recomendou. Quer saber a minha opinião? O artigo é antigo, ultrapassado e ‘D-24′ (extraído de dispigmentantes naturais…?). Olha só eu não gastaria meu dinheiro com isso, não. Achei com pouquíssimo embasamento científico e uma repetição exagerada de tudo que um dia já usamos para tentar apagar essas manchas. Desculpe, Dra. Beatriz, mas a doutora não respondeu. E acho também que o que poderia fazer um cirurgião plástico??? Dermoabrasão a laser, com lixa d’água, ponteiras diamantadas? E o risco da hiperpigmentação pós-inflamatória (igualzinho aconteceu comigo) e olha que o meu foi com peeling químico… (Fenol a 29% mas foi químico!!!). Quer uma sugestão? Relaxe um pouco, tente a corticoterapia oral e tópica monitorada por um bom médico, faça os exames de provas de função hepática e renal , dose estrogênio, LH, FSH, T3, T4 livres e TSH e um hemograma. Aproveite Portugal em setembro pra passear porque é lindo!!!
    E nós aqui na primavera, aproximando o verão, e eu só penso no meu MediBlock e nos chapéus de aba larga chiquérrimos que vou comprar pra fazer sombra e disfarçar o meu melasma… kkkk
    Beijocas a todos!!!

  50. Caracoles!!!

    O que houve com a Dra. Beatriz Maia??? Já estou ficando preocupada se a galera do ‘Triluma’ ou a Claudia Schiffer a sequestraram!!!!
    Por favor……responda seus leitores de blog!!!!
    Merci et bisous

  51. ola,emanuela bom dia,eu sofro de melasma ha anos,ja uzei de tudo,inclusive teve aqui na minha cidade,um multirao dermatologico,e me disse que nao acaba,so melhora.sou viuva com tres filhos pequenos,e nao posso comprar cremes de 500 reais.mas aqui em interior de minas,nao tem bons dermatos.se voce puder me passar esta formula,direitinho da sua mae.eu vou a um clinico geral e peço para ele fazer a receita.inclusive aqui tem um que faz ate aplicaçoes de botox.por favor me ajude amiga.um abraçaoooooooooooooooooo.

    1. Fatima,
      tente ir a um dermatologista. É verdade que não existem milagres mas não vai ser on-line que voce vai resolver o seu problema. Pode até mesmo ser arriscado a sua saude. Uma abraço

  52. ola, amiga manuela,se voce poder me passar tamben essas porcentagens certinhas do cosmela 2.eu te agradeço voce conseguiu algum sucesso com o novo tratamento oque sua mae lhe indicou.conto com a sua bondade para me ajudar,tenho muita depressao por causa destas malditas manchas.

  53. ola..tenho o mesmo problema de manchas no rosto… no começo era somente uma mancha pequena..fiz todos os tratamentos e usei tudo o que existe no mercado, ja fiz peeling..mas so piorou…ouvi falar no DERMAMELAN E O COSMELAN..alguem sabe a diferença entre eles? será que resolve mesmo?

  54. Usei por um ano, as minhas manchas são pequenas mas me incomodam muito e meu tratamento foi um fracasso total.
    Tri-luma e nada foi a mesma coisa.

    Só joquei dinheiro fora, hj só uso filtro solar mesmo.

  55. dra BEATRIZ TENHO SARDAS E MELASMAS,JÁ USEI TRI-LUMA COM DMAE DA ROC.JÁ USEI VITACID PLUS COM SPECTRABAN SEMPRE COMO PROTETOR SOLAR.USEI TWI…. DA MARYKAY E NÃO RESOLVEU ND.AGORA POR MINHA CONTA E RISCO ESTOU USANDO RETINOL A C E DA ROC TRIPLE AÇÃO (CARO ) 2X P/ DIA EM SEGUIDA PASSO O DMAE DA ROC, O COMPLETE LIFT SERUM JUNTO C/ O RETINOL E O PROTETOR SOLAR .ISSO CLARO USANDO TBEM 3 TIPOS DE SABONETE:THERACNE ABRASIVO E PURIFIC -AC DA ROC À NOITE E DE DIA USO SENSI P/ PELE SENSÍVEL.ESTOU VENDO UMA MELHORA ASSIM:EXISTEM LUGARES DO MEU ROSTO PERTO DO NARIZ QUE ESTÃO S/ MANCHA ALGUMA E OUTROS AINDA C/ MANCHAS.HÁ! JÁ USEI O MELANI D (CARO) E TBEM NÃO RESOLVEU ND.GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR O MINESOL ACTIF FPS 60 GEL DA ROC( TROCAR PELO SPECTRABAN T COR BASE FPS 35) E O UREADIN ISDINFPS 65 C/ COR OU S/ COR (PRA QUE ELE SERVE? ESTOU ACHANDO QUE É P/ CLAREAR A PELE.) PRA FINALIZAR O QUE PASSO DURANTE O DIA TBEM PASSO O RETIN OX COR IVORY DA LA ROCHE POSAY(CARO).SERÁ QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO? GRATA. SCILA .

  56. Olá, gente sofro com melasma desde que fiquei grávida, ai minha pele mudou da agua para o vinho, um Deus nos acuda, apareceu manchas no queixo, testa, maças do rosto, tudo, já usei Tri OD, Tri luma, acidos diverso, até mamão passava nas manchas……GENTE afinal oo que minimiza mais??????Eu pago o que for…..rs..Bjos

  57. Ola! Sou mais uma desesperada por eliminar minhas manchas de melasma. Faço curso de estética e minhas docentes nao me aconselham a fazer nada muito agressivo, pois podem voltar pior. Ja usei aguns produtos que nao me deram resultados satisfatórios, uso FPS praticamente 24 hs por dia. Mas me sinto desmotivada por ter essas manchas. gostaria de uma solução. Os dermatos nao sabem dizer as causas, nunca tive filhos e nunca engravidei. Muitas pessoas acham que é isso quando veem as manchas. Nao me esponho ao sol, no momento nao estou tratando com nada estou cançada de não ter resultados. Tenho 31 anos e ja estou com essas lesoes ha uns 6 anos e noto que só aumentam. Existe de fato uma solução eficaz? Por favor me tirem essa duvida. Quero meu rosto limpo como era!!!!!!!!!

    Obrigada!

  58. Será que entendi? Eu compro um tri-luma e apos o uso se eu não obtiver resultados ganho outro sem pagar? ah! eu quero.Como faço pra participar? aguardo resposta

  59. Alguém teria coragem de roubar o chapéu de uma senhora de quase sessenta anos dentro de um navio chiquérrimo durante um cruzeiro, para a Bahia????? SSSIIIIIIIIMMMMMM
    O objeto foi peescrito pelo médico devido a fortes dores de cabeça, que vinha sofrendo.Tem hora que o ser humano é nojento.Agora não sei onde comprar outro, na loja não tem mais ,custou R$156,00,e tem protetos solar na aba e em cima ) de amianto, além de ser muito bonito bege, com faixa bege.Quero meu chapéu de volta o que faço, onde compro outro????/

  60. ola pessoal!ja me desiludi de tratar melasma.;fui em uma avaliaçao para fazer laser e pelling e a profissional me falou que não existe tratamento para o melasma,pois o mesmo vem de dentro para fora.então não vale a pena ficar gastando dinheiro comm as enganaçoes do mercado,a não ser que voces tenham grana para jogar fora.mas eu ouvi de profissional de verdade que não existe soluçao.entao temos que aprender conviver com as benditas manchinhas…

    1. Olá Joaninha!

      Aconteceu comigo tb. Minha dermatologista me disse que, não existe nada que tire as manchas, o que existe é tratamento q amenizam. Ou seja pode clarear um pouco, mas logo logo qdo não se cuida, ela volta. Então o bom é, protetor solar de dia, e descobrir algum produto q ameniza a mancha para ser usado de noite… O dificil é encontrar este produto hehehe.

      Bjusssss

  61. acabei de receber o cosmelan 2 e espero que tenha um bom resultado , pois ele e muito caro . Sou mulata e minhas manchas estao mais escuras que minha cor de pele , nem maquiagem gtampa mais … aff , por que ? porque ? Se resolver ; passo para vcs … bjs

  62. Olá pessoal e Emanuela..rs. Tenho dermatologista marcada para dia 17/10 e obtive mtas informações importantes aqui c vcs. Vou levá-las até o consultório e depois lhes conto as novidades. Tenho melasma e acredito que decorrente do uso do Yasmim, e claro, o sol. Até mais!

  63. Olá

    Meu nome é Ana, e sofro desde 1994 com aparecimento de manchas, fiz biopsia e deu eritema pigmentar discromico persistente e discromico fixo, é um sofrimento, as vezes passo tempos sem aparecer, mais quando vem, fica um bom tempo… Me ajude, algum remedio que possa clarear???.

  64. Tenho a axila bem escura e me recomendaram manipular ácido fítico 10% com ácido glicólico 30%. Usei 2 dias e a mancha escureceu mais ainda. Isso é normal? Tem salvação?

  65. Meninas!!!!tenho pesquisado muito a respeito do melasma e apos ler muitos depoimentos,todas falam muito bem do melanesse!!!!!faz o peeling,que nas primeiras vezes descama,mas nao arde e vai passando o melanesse manutencao…comprei ,vou usar,e depois deixo novamente meu depoimento a respeito…

  66. Olá eu tenho manchas na pele na area dos olhos e buço, eu fiz pilling na época melhorou, mas voltaram;; me indicaram Tri luma, eu estou usando, mas queria saber se pode continuar o tratamento no verão.OBS: eu uso protetor solar direto sun max fator 60 e sempre repasso durante o dia…

    meu rosto ta descamando. e meio dolorido é normal?
    por quanto tempo tenho que continuar passando a pomada?
    Muito obrigada

    Cris – Paraná

  67. Olá eu tenho manchas na pele na area dos olhos e buço, eu fiz pilling na época melhorou, mas voltaram;; me indicaram Tri luma, eu estou usando, mas queria saber se pode continuar o tratamento no verão.OBS: eu uso protetor solar direto sun max fator 60 e sempre repasso durante o dia…

    meu rosto ta descamando. e meio dolorido é normal?
    por quanto tempo tenho que continuar passando a pomada?
    Muito obrigada

    Cris – Paraná

  68. olá! Hoje é feriado,meus amigos estao todos juntos em um churrasco na casa de uma amiga,e eu…bem nao tenho mais vida social,acabei de passar por uma sessao de laser(forma de pagamento parcelado,ou seja,carissimo) que arrancou toda a pele aonde havia o melasma,minha pele ficou horrivel e escureceu 100 vezes mais,entao a dermato aplicou um acido que permaneceu por 24h na minha pele.Agora,acabei de lavar o rosto e minha pele esta……horrivel,estou arrasada,trabalho com o publico e sou chefe de um setor que nao funciona sem a minha presença,nao sei como amanha vou trabalhar.Sei que o protetor tem que ser reaplicado a cada 4 h no maximo,gostaria que alguem me explicasse como fazer isso,já que demoro 40 minutos para me maquiar(disfarçando meus melasmas).
    Já fiz todo tipo de tratamento com acido,agora gastei mais com o laser e….nada,pelo contrario se agravou.
    Nao tenho mais vida social e mto menos namorado.Sei que tenho q me acostumar,porém é mto dificil pois minha pele ate os 25 anos era perfeita.
    Só oque eu ouço são promessas.Tenho melasma nas bochechas e no buço.
    Todas as manhas ao acordar me dá vontade de chorrar só de saber que vai começar para mim a sessao tortura….protetor e quilos de maquiagem para disfarçar.
    abraço.

  69. Olá minha gente!!!

    Olha tenho manchinhas escuras bem chatinhas (melasma), na testa e bem pouco entre o naris e a bochecha. Fiz tratamento c/ hidrioquinona 4% (gel manipulado), indicado pela minha dermatolgista, já fazem 5 anos q luto contra essas manchinhas… No máximo q acontece é clarear 50%. Já usei Klassis, Vitacid e agora q o tempo esquentou, parei com todos, só uso protetor solar sempreeee. Há faz 1 mês q estou usando Chronos Pharma (de noite), ele promete clarear pele, mas até agora nada… Notei a pele mais vistosa, hidratada, lisinha, mas as manchinhas, continuam aqui. Meninasss me ajude!!! O q eu façoooo??? Alguém sabe algum produto importado??? hehehe

  70. MILAGRE!!! SE CHAMA AMELAN!!!!!!!!!!!!

    Há 10 anos sofro com melasma, tenho 34 anos já fiz CO2 fracionado, todos os peelings, triluma, clariderm etc…. TUDO A MESMA COISA! À base de hidroquinona… Hidroquinona só camufla e depois volta PIOR!!!

    Há 5 meses venho usando Amelan!!! É um milagre!!!

    Já fiz tudo e usei tudo que vcs possam imaginar!!
    E MELHOR DE TUDO NÃO PRECISO ESQUECER QUE O SOL EXISTE!

  71. Olá!!

    Estou usando o triluma a 1 semana s´, mas nas áreas que estou passando estão muito vermelhas, mas muito vermelha mesmo, como se estivesse queimada do sol, tenho até vergonha de sair na rua, saio com filtro solar com base, mas mesmo assim não esconde o vermelhão, o que devo fazer?
    não quero parar de usar porque meu dermatologista disse que tenho que usar de 1 a 2 meses, mas ele não sabe que esta assim vermelha minha pele. Será que é normal esse vermelhão? por favor, alguém responda, obrigada!

Comments are closed.