Uma força para as unhas

Junto com a pele e o cabelo, as unhas estão entre as maiores preocupações das mulheres. Mas na grande maioria das vezes nós mesmas causamos o enfraquecimento das unhas.

Eu acredito que a grande culpada pelas unhas fracas é a manicure (seja feita por você mesma ou por terceiras). Acetonas e removedores causam o ressecamento, e consequentemente as unhas ficam quebradiças. Mas isto não é tudo (e nem o pior!!!…)

essa manchinha marrom embaixo da unha é a matriz

essa manchinha marrom embaixo da unha é a matriz

A matriz da unha (onde ela é fabricada) fica bem abaixo da cutícula na parte proximal da unha (o lado oposto ao que unha cresce e onde você corta a unha).  Pois bem, sempre que cortamos muito a cutícula cortamos também uma parte da matriz da unha. Naquele momento a unha é produzida com uma falha (como se faltasse uma camada). Quando esta falha é muito grande podemos até vê-la como uma manchinha branca na unha. Quando aquela falha chega na extremidade distal (a que cortamos), a unha descama, fica soltando lascas, fina e quebradiça.

Portanto se a sua unha esta descamando (como se ela fosse formada por páginas e estas estivessem sendo arrancadas) é bem provável que essa seja a causa: excesso de manicure! retirar a cutícula em excesso.

Claro que está não é a única causa de unhas fracas. Voce pode ter nascido assim, aí não tem muito jeito! Outras causas são produtos químicos como acetona e produtos de limpeza. Agora se nenhum destes é o seu caso, procure um dermatologista. Distúrbios alimentares e algumas doenças podem enfraquecer as unhas também, pode ser necessários fazer alguns exames e, ás vezes, tomar remédios.

Beijos

Booking.com

4 ideias sobre “Uma força para as unhas

  1. minhas unhas estão muito quebradiças e todas com muitas ondas, algumas das ondas são horizontais e outras verticais, mais em todas as unhas tenho ondulação.
    o que faço?

  2. a minha era assim e eu nao retiro as cuticulas. devia ser esmalte e acetona mesmo…
    sorte que agora elas nao descamam mais, estão fortes!

Deixe uma resposta