Escovas progressivas, inteligentes e tals…

Começando a escrever este post fico pensando, será que alguem aida tem dúvidas nisto ou sou só eu. Isto mesmo, mesmo com meu conhecimento e pesquisando um pouco na internê, ainda tô com dúvidas.

Primeiro, veio o alisamento japonês. Definitivo – só sai conforme o cabelo cresce –, deixava-o esticadinho, mas parecia um capacete (lembra do polêmico look de Fátima Bernardes, apresentadora do Jornal Nacional?) e, com muita química na fórmula, enfraquecia demais os fios. Logo depois, as escovas progressivas (com durabilidade de três a seis meses) pipocaram em todos os salões e fizeram o maior sucesso. Daí, surgiu o alerta sobre o risco do formol para a nossa saúde. E novas substâncias – guanidina, tioglicolato e hidróxido de sódio – entraram na jogada com a tarefa de alisar sem causar irritação, vermelhidão, alergia na pele e no couro cabeludo. Agora a bola da vez é a escova inteligente, sucesso entre as famosas. O método, segundo os cabeleireiros, traz algumas promessas interessantes para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. O principal apelo é agredir menos os fios. Mesmo assim, não dá para dizer que o cabelo, a longo prazo, não sofre danos. (Fonte: Revista Boa Forma)

Recentemente eu mesma fiz uma “escova inteligente”. Fiz só na franja, tenho os cabelos ondulados e queria uma franja ajeitada. Não conhecia o método e me foi oferecido pela cabelereira. Segundo ela sem formol, sem danos aos fios, sem riscos. Maravilha!

Para meu espanto, durante o processo senti o cheiro forte do formol (que conhecemos bem das aulas de anatomia – quem não sabe, o formol é usado para conservar os cadáveres para os estudos). Como todo mineiro, sou desconfiada, anotei o nome do produto, Agi-Max. Isso foi has uns 6 meses. Adorei o efeito, não estragou os fios de jeito nenhum, lavei no mesmo dia, no proprio estabelecimento e durou satisfatoriamente até ha pouco tempo.

Estava eu pensando em fazer novamente e resolvi dar um google no produto. Descobri reportagens sobre o produtos em revista com Claudia e Boa Forma e Capricho. Mas…descobri no site da Anvisa que a empresa tem todos os seus produtos notificados (mas não consegui descobrir porque) e um produto foi tirado de circulação por rótulo errado, algo relacionado com concentração de formol (deve ser o produto que eu usei, meu faro não me engana, heheh). Ainda sobre as “escovas inteligentes” descobri que muitas tem “fórmulas secretas” ou impossíveis de reproduzir o mesmo efeito com os componentes dos rótulos (testadas por químicos!)

Moral da história: eu penso que a novela de “escova de formol” está longe do fim. Tenha um hair stilist de confiança, para quem voce possa pelo menos pedir informações do produto, nem que seja para checar depois no google, para não correr o risco de comprar gato por lebre e colocar a saúde em risco.

E, o pior… no fim das contas não sei mais o que faço com meu cabelo (dermatologistas também têm dilemas….). Agora tenho medo de usar novamente e ter formol, ou não ter formol…e não fazer efeito, ou pior, acabar com minhas madeixas. 🙁

E voces, o que fariam?

bjos

20 thoughts on “Escovas progressivas, inteligentes e tals…

  1. Abre mao da franja? Vira escrava do secador? Hehe.
    Entre minhas amigas eu fui uma das poucas que me mantive firme e nao aderi à progressiva. Tenho os cabelos cacheados e quando quero variar, recorro mesmo ao secador.
    Beijin

  2. Na minha opinião o melhor seria apenas tratar o cabelo com bons produtos de efeito e não fazer alisamento.
    Fiz progressiva 3 vezes e meu cabelo ficou maravilhoso, so que na terceira quebrou muito e caiu, depois de um ano
    fiz a tal escova inteligente, queimou todo meu couro cabeludo, deu muita alergia e serios vergoes na pele, e o
    resultado muito a desejar!!! Gastei uma grana para tratar depois, e nao conseguia dormir, e nem a empresa nem a cabeleireira quiseram se responsabilizar, nada fizeram!!!
    Bjs Gil

  3. Olá Dra! Em primeiro lugar parabéns pelo site. A respeito das madeixas, sou como vc. Sempre copio o rótulo e depois procuro no google antes de qualquer procedimento. Após duas escovas de amônia e um misuki na franja e muitas horas acompanhando minhas amigas aos salões para acompanhar os procedimentos, meu nariz também não falha. A conclusão é praticamente a mesma: tem formol nesse angu!Muitas vezes bem disfarçado, mas tem. O fato é que desde o ano passado descobri a escova de acuçar. O produto é da marca “niasi” e chama-se “zene progress”. Resolvi seguir o passo a passo do produto, incluindo o “teste de drive”, que o produto recomenda e os cabelereiros detestam. O fato é tenho ficado feliz. Paguei R$ 55,00 reais pelo produto em outubro do ano passado e não chegamos à metade do vidro. Faço na franja e é bem trabalhoso. Tenho o cabelo bem fino e longo, com a raiz lisa e ondulações em algumas partes . Gosto das ondas mas é preciso uma franja arrumada. Uso keratina liquida de uso profisional no resto do cabelo. Diminui muito o frizz.Aprendi com o cabelereiro que keratina líquida é só de vez em nunca pq pode deixar o cabelo rígido e quebrar o fio.Bem é minha experiência é o que funciona no meu cabelo no clima de brasília, onde moro. Casio queira podemos trocar mais emails a respeito.bjão

  4. Se eu fosse vc, não faria de novo, não… Progressiva de formol (inteligente, burra, esperta, tanto faz) destrói o cabelo depois de um tempo. Tenho um cabelo bem resistente, e ele teve um mini-corte químico depois de uma progressiva de formol (que cheiro horrível e irritante!). Minha sorte é que só partiram algumas mechas, e por dentro do cabelo, o que deu pra disfarçar. Mas as pontas ficaram horríveis, fracas (eu tive até pontas sêxtuplas). Recentemente, conheci 2 pessoas no salão que tosaram os cabelos por conta de escova progressiva. Caso vc queira muito, cogite a X-tenso progressivo da L’oréal. Dizem que é menos agressivo, pois tem tioglicolato de amônia ao invés de formol. Nunca testei, porque relaxo com hidróxido de cálcio/guanidina, e são incompatíveis…

  5. Faz como eu,

    troque sua escova por belos acessórios que segurem sua franja até que que ela cresca, e depois invista o dinheiro das sessões de escovas de formol…inteligentes…exigentes…impertinentes…e calientes, por produtos adequados para seu tipo original de cabelo. Volte as origens. Somos lindas como somos. Hoje, uso meu cabelo todo cacheadão e nunca recebi tantos elogios. De quando em vez, ainda faço uma escova, mas apenas com um protetor térmico, pois levei quatro anos para retirar as químicas de toda uma vida de meus fios. Linda , afirmo, no início é bala na agulha, mas vale MUITO a pena ser você, como papai e mamãe fez! Os produtos hoje para cabelos(massagem, leave in, ampolas, não são como os de antigamente. Hoje é possível ter um cabelo naturalmente bonito e saudável, mas é claro que nos salões, como muitas vezes ouvi e ainda ouço dizerem para as mulheres por aí, vão dizer: Ai…seu cabelo ficaria tão bom com o tratamento que a gente faz aqui… o Teramgdtrbfjjtjmd… e você abalada e esperançosa vai e faz, nunca saindo deste ciclo DESESPERADOR!

    Beijos e siga a dica, você não se arrependerá!
    Paciência=sucesso=sabedoria

  6. Meninas,
    estou seguindo as sugestões de voces (esquecer a franja está ganhando disparado). O pior é que eu gostei da franja…
    Na verdade eu não tenho cachinhos (que eu acho lindo), é cabelo ondulado mesmo (que também não é feio). O problema é que eu tenho uma amiga cabelereira, não foi ela que fez a “inteligente” no meu cabelo, mas foi ela que fez a franja, hehehe. Mas já desisti, vou deixar crescer, até lá vou seguir as dicas da Biba com os acessórios e investir nos produtos para o cabelo (aguardem resenhas), e fazendo umas escovinhas de secador mesmo para aproveitar enquanto eu tenho franja.
    bjos e obrigada a todas

  7. Olá Beatriz… sou estudante de medicina, tô no quinto ano… e espero que a residência em dermato me aguarde para 2010… Só pra avisar, sou homem, tenho 23 anos, e um grande potencial para metrossexualismo, boiolice ou qualquer classificação que queiram fazer… até pq sou mesmo! Enfim… não entendo quase nada a respeito de cabelos…. meu negócio é mesmo a pele! Tenho cachos largos e definidos, e fiz uma escova inteligente há alguns meses, o resultado foi inrível, gostei muito… fiz com o mesmo produto que vc citou… a Agi Max… eu já havia visto na TV uma entrevista com a Ligia Kogos em que ela falava a respeito das diversas escovas… coloquei no google e aí está um artigo escrito por ela própria: http://www.bolsademulher.com/beleza/materia/a_polemica_do_formol/6467/1
    Ela é a favor do uso!!! E diz que protege e melhora os fios! Bom… sei que não está no pubmed, nem há artigos sobre isso no New England JM… mas acho que a opinião dela é válida… ela não deve ser top á toa né? Um dia quero mto ser um grande dermato! Como ela! e vc! bjsssss… adoro oi blog

  8. Oi Beatriz
    Eu fiz progressiva de chocolate há cerca de um ano. O efeito estético foi ótimo, mas tive uma urticária (alergia) horrível.
    Desaconselho todo mundo a usar qualquer coisa que tenha formol. As amigas que fizeram muitas vezes acabaram com o cabelo todo quebrado. Parece que o formol “embalsama” mesmo o fio do cabelo, dá aquele aspecto solto e espelhado mas também não permite a entrada dos hidratantes.
    Depois o efeito da escova foi saindo, pois meu cabelo cresce muito rápido. Como treino natação com frequência, não há jeito de os cachos assentarem.
    Fiz uma tal escova bio adesiva, que na verdade é uma hidratação poderosa mas não dura mais que uns 2 meses.
    Agora usei o X-tenso da L´Oreal (versão mais suave) e gostei muito do efeito. Mas é só um relaxamento, não alisante. Não fica liso, lisinho não. Pra isso tem que fazer escova. Pra quem como eu faz escova em casa é uma grande ajuda.
    Acho que é legal fazer isso em salões de renome, aonde os profissionais são bem treinados. Nada de fazer em lugares tipo fundo de quintal. E avisar quem vai fazer de que jeito você quer que fique o cabelo. Eu deixei bem claro que não queria um cabelo tipo Maga Patalojika.
    Como essa escova tem várias gradações, de forte a fraca (para cabelos sensibilizados por química) acho que vale a pena considerar.
    Eu também adoro uma franja…Acho que deixa o rosto delicado e feminino. Eu uso longa, que dá pra jogar de lado e se encrespar um pouco não fica ruim. Se for curtinha aí sim o cabelo tem que estar sempre mega liso.
    Um abraço a todos e todas.

  9. bom eu fiz a escova inteligente, esse tipo de escova não alisa totalmente os cabelos como muitos pensam ela so relaxam por exemplo: se vc tem o cabelo ondulado a escova so vai deixar as ondas mais lisas, e os cabelos cacheados ela so vai soltar mais os cachos e tirar um pouco do volume, meu cabelos esta ondulado e não estragou apesar das tintas q tinha passado muito antes de fazer o processo.Assim como vc busco antes pesquisar o q vou usar e a escova inteligente q fiz estava sobre as normais da anvisa , ela leva sim um pouco de concentrado de formol mais o estabelecido pela anvisa.Bom para vc creio q por enquanto fica só na hidratação e escovinha depois se quiser pesquisa mais e faz a sua progressiva.

  10. meu cabelo é relativamente liso…mas ele fica lindo na escova…eu sonhava em fazer um inteligente pra nunca mais usar secador e foi qdo a cabelereira disse que bastava uma bio adesivo ! fiz e estou insatisfeita pq não tem o resultado de que se propôs, agora tenho de fazer a escova sempre que lavar e eu nunca fui esvrava de secador…gastei uma grana alta e meu cabelo ficou muito aquém do se esperava, será que fui mal orientada?

  11. Olá,mulherada nos tempos de hoje tudo é possível ,em busca da beleza estetica.mas …mas…mas…devemos ter muito cuidado pois ,existem pessoas que tiram proveito disso..sei disto por que conheço muita gente que faz progressiva,e que trabalha com produtos profissionais,e até mesmo importados..mas “Meninas ,esses produtos contem quimica muito forte,tanto é que na hora que passa o produto nos cabelos ,e vem com o secador ,sobe um cheiro hirrivel de formol…e tem pessoas que são alergicas,isso é um perigo…
    antes de fazer até mesmo uma simples hidratação pesquisem ,meninas …pois tem muitas pessoas que agem de má fé…”vo contar um caso pra voces..
    moro em bh ,proximo ao bairro buritis,onde tem salão a cada metro quadrado rsrsr….fiquei sabendo de um caso de uma amiga que trabalhou em salão e ela disse ,que a dona do salão misturava uma pequena quantidade de alisante no creme de hidratação,e sem saber as pessoas saia de la com os cabelos maravilhos ,sem saber que mais tarde ,iriam voltar com o cabelo pior…”outro caso”
    tem uma moça que faz progressiva a domicilio que ela triplica a porcentagem de formol na progressiva…o resultado é um cabelo super liso,lindo brilhante até uns 2,a 3 meses depende do cuidado da pessoa,mas sem muita demora o cabelo começa a cair,quebrar,imensas falhas no couro cabeludo e até mesmo bolhas ,isso quando não acontece nos primeiro dia depois da aplicação…”o correto é 2% de formol que é aprovado pela anvisa…no mais tem muita gente iludindo e enganando muitas mulheres ,e ao mesmo tempo acabando com a imagem da mulher,é muita sacanagem..”outro caso”
    minha melhor amiga fez progressiva com um produto que pessoas famosas usam ,ela pagou 400,00 pela progressiva depois de 2 meses ,ela está com o cabelo todo destruido ,quebrado e perdeu mais de 40% do cabelo…”É POR ESSAS E OUTRAS QUE DIGO MENINAS CUIDADO!!!!TEM MUITA GENTE QUE AGE DE MÁ FÉ”ANTES PESQUISEM PENSEM,DE PREFERENCIA AOS CUIDADOS CAPILARES COM PRODUTOS ,BONS CONHECIDOS…NÃO SE ENGANEM PELO RAPIDO E FACIL…É MELHOR CUIDAR MAIS DOS CABELOS DO QUE FICAR EM BUSCA DE UM TRATAMENTO QUE PROMETE ,MARAVILHAS E SÓ DA DOR DE CABEÇA E PREJUIZO!!!!
    UM GRANDE ABRAÇO A TODAS !!!

  12. Bom, eu não abro mão da progressiva.
    Faço mesmo…e já tem uns 3 anos.
    Faço 2 vezes por ano, julho ( no meu niver) e dezembro, antes das férias. Mas detalhe, não fico os tais 3 dias sem lavar, saio do salão e vou direto lavar o cabelo. Funciona do mesmo jeito e fica mais natural.
    Nunca tive problema, meu cabelo tinha muito frizz e era difícil de arrumar, eu era escrava do secador e chapinha, como tenho muito cabelo, tinha que acordar uma hora mais cedo para secar! e não adianta, lavo o cabelo todo santo dia, então secava também todo santo dia.
    Meu cabelo tem um aspecto super saudável, é virgem, e corto de 2 em 2 meses.
    Das duas uma: o secador/escova e a chapinha detonam o cabelo também…sinceramente não sei o que é pior, no meu caso penso no mais prático.
    Claro que sempre penso no futuro, mas no meu momento de vida, a progressiva continua sendo a solução mais prática.
    Bjs!

  13. Ola’, Meninas e meninos!!!
    Bem…, a minha experiencia e’ a seguinte: Ja’ fiz 5 progressivas com formol (aquela que fica 2 dias nos cabelos). Depois da quinta escova o cabelo ficou um pouco ressecado, mas nem tanto, as pontas, bem…., as pontas ficaram meio sofridas sim. Quem faz a progressiva ou a marroquina, que e’ na verdade um a especie do gernero”progressiva, ou mesmo a inteligente, sabe que uma hidratacao a cada 20 dias, alem do uso do shampoo sem sal, um condicionador para cabelos quimicamente tratados e reparador de pontas aa base de silicone e’ mandamento para conservar a durabilidade escova e manter os cabelos sempre tratados, o que, alias, e’ recomendado para qualquer tipo de cabelo. Cortar as pontas a cada 3 meses tambem e’ recomendado para todo tipo de cabelo, mas todo mundo esquece, ai fica seco, e a progressiva leva toda a culpa…rs
    Mas e’ fato – as escovas, quando feitas por profissionais e com bons produtos, dao bom resultado mesmo. E ai e’ que mora o perigo: Cosmetico e’ quimica, e quimica e’ coisa seria. As formulas e marcas sao muitas.. Aos poucos a gente vai se familiarizando com os nomes “tioglicolato de amonia”, “guanidina”, “hidroxido x” hidroxido y”, formoldeido (formol), etc, etc….rs
    O importante e’ procurar informacao e pesquisar muito..
    Agora vou fazer a marroquina ou a Inteligente, so’ que ainda nao decidi qual delas, alias, se alguem tiver alguma sugestao de marca ou salao vou considerar a experiencia para a minha decisao. Ja ouvi falar nas marcas: Inoar, Nouar, Soft-liss, Natural-liss, Agimax, Cadiveu. Abaixo deixo a dica de uma hidratacao que funciona mais do que alinha toda da Kerastase, pode acreditar!!
    Ingredientes da máscara reconstrutora capilar :

    * 5ml de Bepantol* líquido
    * 2 colheres de sopa de açúcar (mascavo ou cristal de preferência)
    * 3 colheres de sopa de um creme de tratamento para seu tipo de cabelo

    Misture todos os ingredientes em uma tigela não metálica e aplique nos cabelos lavados com shampoo anti residuo ( faz penetrar melhor, mas, se nao quiser, lave com o seu shampoo habitual). Massageie o couro cabeludo e os cabelos, deixe agir por 40 minutos. Enxágue com água morna e penteie como de costume.
    Se seus cabelos estiverem muito danificados, acrescente a mistura 1 colher de sopa de queratina líquida e use touca térmica por 15 minutos.
    Para aumentar os resultados da hidratação faça uma escova usando algum produto termo-ativador ou defrizante podendo finalizar com o selamento na prancha caso assim deseje.
    O Bepantol é um medicamento usado para cuidar de assaduras e rachaduras na pele de bebês e adultos. Seu poder regenerador é o segredo dessa hidratação caseira. O Bepantol esta em falta no mercado, entao substitua por 1/2 tudo de Bepantol pomada ( eu so’ uso 10gr do tubo, lembrando, o tubo tem 30gr) ou mande manipular dexpantenol 5% e solHidrialcoolica.qsp50ml. Borrife um pouco nos cabelos antes de dormir, da’ muito brilho e maciez. Nunca vi nada igual!!
    Muita Luz e Paz para todos!!
    Luiza

  14. Boa noite pessoas!
    Quanto aos cabelos loiros ou descoloridos (luzes), que é o meu caso?
    Existe alguma contra indicação? Há alguns anos fiz escova definitiva, pois julgava ser melhor, talvez pela durabilidade do efeito.
    Meu cabelo, embora com volume e um pouco de ondulação, principalmente na raiz, é fino e, obviamente, ressecou depois de tê-los clareado.
    Estou prestes a fazer a escova progressiva e, caso alguém tenha tido experiência, gostaria que opinassem a respeito! rs

    Beijos em todos!!

  15. Gostaria de comentar a respeito do assunto, em especial a Luiza que postou em Fevereiro 3, 2009 às 10:04 pm.
    Achei interessante sua dica de hidração, vou pesquisar sobre, e concordo com oq disse sobre cuidados para com o cabelo, hidrações são de fato fundamentais..
    Muito bem este espaço me chamou a atenção por que sou da área… Em janeiro de 2009 me formei Cabeleireira, e quero compartilhar um pouco do que aprendi, um ponto impotante e digno de nota é que 90% dos produtos do mercado destinados a escova progressiva, hoje são clandestinos, o que acontece é que as marcas formulam o produto mandam para a Anvisa, analisar e depois mandam novamente para o laboratório para acrescentarem formol, para daí sim o produto ir para o mercado, um produto por exemplo que tenho certeza que passa por esse processo é Escova Progressiva Marroquina da edit(@#$$%%), visto que a própria representante o disse para mim, e cerca de 15 colegas em sala de aula que o produto tem formol, sendo que no frasco afima não ter e inclusive tem o selo da Anvisa (Sendo que este último, não seria de se adimirar, que seja falso).
    Eu moro em Curitiba- PR, e confeso que fiquei pasmada, horrorizada quando comecei a viver neste meio e a ver o total descaso com a vida, com a saúde, a realidade é que as pessos não querem saber do bem estar alheio, apenas em lucros imediatos, a ganância prevalece, outra realidade é que sim você muito provavelmente não morrerá na primeira aplicação de sua tão feliz escova progressiva, escova inteligente, escova de açucar, escova de chocolate, seja lá o nome que inventarem, porém, contudo, entretanto pode ter certeza que estará colocando no mínimo em jogo sua saúde, e o tempo não perdoa, em breve veremos mais claramente os resultados desta febre de beleza descomedido, ou de vaidade, ou de ganância, quais são esses, como a nossa própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz :

    ————————————————————————

    http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/alisante_formol.htm

    Escova Progressiva, Alisantes e Formol
    atualizado em 18/7/2005

    A Anvisa tem sido questionada sobre o uso do formol, e tem observado a divulgação, nos diversos veículos de comunicação, de matérias sobre escova progressiva, que, frequentemente, citam liberação de produtos para este fim, pela Agência.
    Alguns esclarecimentos se fazem necessários:

    Escova Progressiva:

    Escova Progressiva é um método de alisamento capilar, atual modismo, como foram a Escova Francesa, o Alisamento Japonês, a Escova Definitiva, e etc. Todos esses métodos referem-se a alisamento de cabelo, e não são registrados na Anvisa. Apenas os produtos utilizados nesses procedimentos necessitam de registro.

    Formol/ Formaldeído:

    • O formol é uma solução de formaldeído, matéria-prima com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% – Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% – Resolução 79/00 Anexo V).

    • O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde, não podendo ser usado em produtos cosméticos.

    • Todos os produtos registrados pela Anvisa que apresentam o formol na sua composição têm as concentrações da substância dentro dos limites previstos na legislação vigente.

    • Quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada, e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.

    Riscos do Formol:

    As reações do uso do formol podem ser:

    Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
    Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
    Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
    Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

    No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.
    O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.

    Alertas:

    • O formol está sendo utilizado em concentrações maiores que a permitida, com a função de alisante. Entretanto, este uso não é permitido pela Anvisa pois pode causar riscos à saúde.

    • O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

    • Não utilizar produtos que contenham formol com finalidade e concentrações diversas das permitidas. O formol em concentrações permitidas não tem função de alisante.

    • Não utilizar produtos sem registro.

    • Em caso de dúvida, consulte o profissional médico de sua confiança.

    • O consumidor que encontrar irregularidades poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, Estadual ou com a Anvisa.

    ———————————————————————–

    Muito bem, depois disso quem chegou até este ponto, por ser conciente, e dar valor a sua frágil vida e se indaga e vai atrás de respostas, eu digo que ficou claro os resultados que teremos muitas lindas mulheres com câncer, tumor e afins…

    Eu, anônima sim, não sei quem vai ler isso e aonde isso vai parar, mas esponho que eu me preocupo sim com a saúde das pessoas e com a minha,e por esta razão como profissional da área afimro que não faço escova progressiva, e não quero que façam em mim, há e um detalhe interressante se alguém for de Curitiba e estiver lendo isso, os Salões edit($%¨&@#), (@###%&*%$@!), e outros grandes e famosos da cidade usam a tal Escova Marroquina da (&*&&¨%$$#), e sabem o por que do sucesso desta escova Marroquina, é por que ela tem uma concentração ainda maior de Formol (vulgar), para quem é consciente e quer fugir deste veneno aí vaí outros nomes para o formol : Ácido Metanóico, Ácido Amínico, Ácido Formílico, Ácido Hidrogênico, Ácido Carboxílico. >Portanto se ver alguns desses nomes no rótulo do produto, que você vai pedir para ler antes de aplicarem em você, pode correr sete dias sem parar e não olhe para trás de preferência, acho que esta é a distância segura deste componente.
    Puxa acho que já falei demais, é que a indignação é correspondente…

    Obs: Se alguém se importa…

    1. Anônima,
      respeitamos sua opinião e penso que você tem razão em tudo o que escreveu.
      Desculpe mas tive que editar o seu comentário. Como pode observar retirei o nome do fabricante do produto que você citou. Não quero criar problemas para o blog. Caso encontre alguma coisa no site da Anvisa que comprove a sua informação, não vejo problema em colocarmos aqui. Também tirei o nome dos salões (seus concorrentes?). Caso seja comprovado que o fabricante colocar formol em seu produto, quem é cliente destes salões vai saber se está usando, não concorda?
      Lembro ainda que, ainda quem esteja recebendo a escova corra riscos, o risco é muito maior para quem aplica, ou seja os cabelereiros. Acho que voce está certa em se precaver.
      Qualquer novidade conta pra gente,
      beijos

  16. Já utilizei o Zene e o X-tenso da Loreal. Ao contrário do que foi flado aqui, achei a X-tenso muito mais agressiva em todos os sentidos.

    O alisamento dela é definitivo, ou seja, ela não sai do cabelo com lavagens, apenas com o crescimento, o que dá um aspecto muito pior, pois a raiz fica anelada e as pontas muito mais lisas, enquanto que com o Zene da Niase o produto vai saindo do cabelo como um todo.

    Faz dois anos que fiz X-tenso no meu cabelo e ela não sai das pontas de jeito nenhum, o que me impede de voltar a usar omeu cabelo cacheado novamente.

    Mas o pior de tudo foi que, não sei se em decorrência da “falta de profissionalismo do profissional” ou se culpa do produto mesmo, a raiz do cabelo ficou muito dura nos primeiros dias e logo uma parte grande simplesmente quebrou!

    Meu cabelo ficou que nem graminha na parte e baixo e foi desesperador!!! Ainda bem que foi numa região pequena e logo que descobri fiz muitas hidratações para evitar que ocorresse de novo.

    Portanto, não recomendo a X-tenso da Loreal. ela deixa liso, mas comigo aconteceram esses efeitos horríveis!!

    Usei por muito tempo a Zene da Niase… não tive mts problemas, a não ser um pouco de caspa nas primeiras semanas e o cheiro do produto que é horrível!!! Mas meu cabelo nunca quebrou, nunca coçou nem nada…. mas ela não alisa como a Loreal.

  17. ola

    estava lendo suas duvidas…bom fiquei um poco espantada sobre a pagina da anvisa que vc escreveu.
    eu uso a escova inteligente da di colore, é os dos 3 frascos brancos nome do produto é perfect liss, caso queira pesquisar na internet, ele diz sem formol, mas fico com duvidas, fui no site da anvisa, mas n tive resposta sobre o produto, o cabelo fica liso so se eu secar toda vez com o secador, eu gostei alem disso ele é acompanhado de uma super hidratação.

    mas tenho outra duvida sobre a tal hidratação de bepantol solução, dizem que é um espetaculo, vi em inumeros site comentarios sobre ela, ai vem a duvida: será que em escova inteligente pode fazer essa hidratação, será q n perde o efeito liso?

    se souber algo sobre meu produto de alisamento ou do bepantol me avise em meu email:

    [email protected]

Comments are closed.