Qual seu tipo de pele?

 

Voces já devem ter ouvido falar dos tipos de pele, quero dizer especificamente da classificação que resulta em 16 tipos de pele diferentes. Basicamente seria o seguinte:

– SECA (Dry – D)   X   OLEOSA (oily – O)

– SENSÍVEL (S) X RESISTENTE (R)

 – PIGMENTADA (P) X NÃO PIGMENTADA (N)

* pigmentada não é somente pele morena ou negra, mas com qualquer tipo de mancha, como melasma, sardas, melanoses, etc)

– ENRUGADA (Wrinkled – W) x FIRME (Tight – T)

Combinando cada um destes parametros chegamos a 16 tipos diferentes.

Por exemplo: Pele seca (D), sensível (S), pigmentada (P), com tendencia ou com rugas (W) – DSPW

ou pele oleosa (O), resistente (P), não pigmentada (N) e firme (T) – OPNT

e assim por diante…

Isto pode parecer confuso, mas entender o seu tipo de pele, pode ajudar a escolher melhor os produtos que usa, e o tratamento ideal para sua pele. Explica, por exemplo, porque uma pele oleosa (O) e sensível (S) apresenta tanta descamação com um tratamento com ácido retinóico, por exemplo, cujo objetivo é diminuir a oleosidade. Em alguns casos é necessário interromper o tratamento.

Desmente aquele folclore que pele seca envelhece mais cedo, enquanto a oleosa é mais resistente. Quem tem uma pele OSPW, precisa usar produtos para previnir ou tratar as rugas, controlar ou pelo menos não piorar a oleosidade, clareadores, e ainda cuidar para que não ocorra irritação, por ser uma pele sensível.

Deem uma olhada no artigo da Dra. Leslie Baumann aqui, e aqui uma tradução literal: http://dermatologia.kabunzo.com/2008/01/14/por-que-16-tipos-de-pele/. E na próxima vez que forem ao dermatologista, vocês poderão contribuir muito, e sair com um tratamento completo.

Falando nisso, minha pele é ORNT,  e a de vocês?
Conseguiram chegar a alguma coclusão? Baseado nisto, descobriram se estão usando algum produto errado? Se ficaram em dúvidas tem um teste on-line aqui

Ou então, é só perguntar.

Beijos

14 ideias sobre “Qual seu tipo de pele?

  1. Gostaria de fazer uso do fisiogel, pois há muito tempo temo em usar um hidrante, ja que minha pele é oleosa com tendencia a acnea. A minha duvida é se quando passar a usar o fisiogel eu venha a nascer espinhas. agradeço a resposta

    abraço!

  2. Preciso de uma indicação de um creme para tirar manchas do meu rosto, pois eu tinhas uma manchinha bem clara em cada uma das bochechas, más depois que eu tomei 3 dias de sol piorou e ficou bem visível e bem vermelha, o nariz descascou todo. Tenho 25 anos, minha pele é oleosa, sensível, pigmentada. Queria saber se posso usar um esfoliante para limpar, e se aquele sabonete DOVE é mesmo bom, pois toda vez q uso ele minha pele fica repuchando.

  3. Oi doutora! Conheci o blog agora e adorei! Ótima idéia, e o conteúdo é 10! Parabéns!
    Gostei do teste, através dele descobri que sou OSPW, pele levemente oleosa, muito sensível, pigmentada (acho que mais devido ao anti concepcional injetável (mesigyna), enrugada (esse deu 41 e segundo o teste acho que ta começando a querer enrugar né? “Tipo de pele W (pele enrugada) = entre 41-85”)
    To usando o sabonete em barra vichy normaderm, Clarifying Lotion 4 Clinique, normaderm nuit, creme neutrogena healthy skin fps 15 e o ROC Retin-Ox Intensive Anti-Wrinkle Cream nos olhos a noite. Será que to fazendo certo?… Fiquei em dúvida agora. O Retin-Ox para os olhos comprei pois estou com uma linhas de expressão meio “feinhas” já, tenho 24 anos mas mesmo assim já tenho linhas de expressão nos olhos… será que to fazendo bem? To usando noite sim, noite não.
    Engraçado… não está no tópico mas desde que comecei a usar anti concepcional (usei perlutan e agora mesigyna) notei uma diferença enorme tanto na saúde da pele do rosto e corpo, quanto no corpo. Nada está o mesmo… por exemplo na oleosidade do meu rosto, nervosismo tb… anti concep
    cional influi nesses fatores tb?
    Beijos!

  4. Sandra,
    eu tambem tenho ceratose pilar e quase todo mundo na minha familia tem. Eu gosto do Lactrex loção ou creme. A pele não fica perfeita, mas não fica parencendo uma lixa, fica só encaroçada mesmo. Melhora um pouco tambem estas manchas. Outras dicas é não exagerar na esfoliação e, nunca, nunca, ficar mexendo, unhando, espremendo, coçando… ou seja lá o que for.
    bjos

  5. Eu gostaria de saber ,se existe algum creme industrializadado ,para ceratose pilar.
    Ja consultei alguns dermatologista e me disseram que nao tem curar …..
    Eu gostaria de saber se tem alguma coisa pra amenizar ,eu morro de vergonha alguns pontos pretos outros avermelhandos …..

  6. oi, Milena
    não sou especialista em maquiagem mas…
    ultimamente estou experimentando uma base mineral. A maquiagem mineral está na “moda” ultimamente. Eu estou usando aquela da everyminerals (já ouviu falar? ele mandam amostras de graça e voce só paga o frete) e adorei. A base é em pó e não escorre mesmo com o calor. Pra minha pele que não é muito oleosa e trabalho com ar condicionado ela chega ao final do dia sem brilho. O pó não uso (pelo menos não estou usando no momento, mas mudo quase todo dia), e como a base já é pó, acho que não precisa.
    A MAC tem uma linha mineral mas não conheço direito, mas quero dar uma olhada. Esta de longa duração não sei qual é, depois vc me manda o link?
    E corretivo estou usando um da Artdeco. Gostei dele porque corretivo é um problema, se for muito seco parece que dá rugas, se for muito cremoso escorre para as linhas e fica um horror. Este é meio termo, eu gostei.
    Espero que mais alguem tenha alguma dica para te dar.
    O site da Everyday Minerals é este aqui
    https://www.everydayminerals.com/
    Beijos

  7. Oi!! a minha pele tb eh ORNT e gostaria de saber qual base, corretivo e pó vc usa, minha pele tem varias espinhas e outro dia eu tava vendo o site da mac falando de maquiagem pra pele oleosa de “longa duração” (long wearing). Tp eu uso maquiagem por bastante tempo (sou vendedora) e gostaria de saber qual eh o melhor pra minha situação! obrigada.

  8. Olá. É a minha primeira visita por aqui e adorei o blog.

    Aproveitando o post sobre pele, gostaria de comentar que não entendo certas indicações de alguns dermatologistas.
    O que se ouve é que os prosutos são indicados de acordo com o TIPO DE PELE e a IDADE da pessoa, mas eu estive hoje em uma dermatologista que é figurinha carimbada em revistas femininas e ela me indicou, entre outros produtos, o RETIN OX OLHOS e o REDERMIC FACE.
    Procurei informações na web e vi que esses produtos são indicados para mulheres maduras, como no caso do redermic face, cuja indicação é para mulheres com mais de 40 anos.
    Pergunto eu: o que faz uma profissional indicar esses produtos para uma pessoa com 28 anos e sem rugas? Tenho apenas linhas de expressão e estava procurando produtos para evitar envelhecimento precoce.

    Meninas, o que vocês acham?

  9. Bia, meu teste deu pele: muito oleosa, muito sensível, não-pigmentada e firme – OSNT. Tenho uma pergunta pra ti: tenho 26 e estou usando Adacne no rosto e um creme manipulado com DMAE, vitamina C e alfabisabolol na região dos olhos. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento da pele? Sou morena (pense no tom da Camila Pitanga) e uso filtro 30 todos os dias. Outra coisa: ácidos kójico e fítico são bons pra tirar manchas de espinhas? Tenho zilhões de espinhas nas costas e estou usando um manipulado com essas substâncias…

  10. Olá Dr. Beatriz!
    A minha pele é OSNT, acho que minhas manchas das espinhas não são pigmentos, ou são? Nunca as tive antes, somente após usar o Vitanol.
    Enviei este comentário no Post que fala do uso indevido do Vitanol, mas como esse é mais atual, resolvi enviar aqui também para receber uma resposta… hehehe
    “Estou usando vitanol A todas as noites, conforme orientação do dermato. Minha pele é oleosa e sensível. Após o 4o dia já ardia o rosto pela manhã, o que me fez revesar as noites conforme orientação e depois retornei a usar todas as noites sem muitas reações. Antes e depois do vitanol pela noite e pela manhã lavo com o dermotivin barra mesmo, posso usar o líquido ao invés? E após retirar completamente pela manhã uso o Fisiogel creme na pele “virgem” e depois o Epidrat Rosto FPS15. Uma outra dúvida é: Posso substituir esse FPS por outro maior e/ou de outra marca? E quanto as áreas dos olhos e ao redor da boca, devo evitar passar o Vitanol nessas áreas? Pois passo fora das “olheiras” e das sobrancelhas e ao redor da boca onde eu passava comecei a evitar devido ao ressecamento excessivo. Mas não sei se estou fazendo certo ou se daqui a um tempo essas áreas ficarão “diferentes” do resto do rosto. Minha pele já está melhor, mas acho que o fator do protetor não está ajudando pois quando surge uma espinha, ela “seca” rapidamente com o vitanol mas deixa uma marca vermelha que não some. Essas marcas avermelhadas e sem volume têm ficado por mais de uma semana, será que manchou? Eu não as tinha antes do Vitanol. Desculpe o texto enorme, espero que me ajude.”
    Beijosss
    Li =*

  11. A, já que a tua pele é ONRT, eu vou aproveitar para fazer um pequeno anúncio, ok? hehe

    Uma amiga trouxe dos US para mim o DDF Salicylic Wash 2%

    O link para maiores detalhes:

    http://www.sephora.com/browse/product.jhtml?id=P1826&categoryId=B70

    É um excelentes cleanser!

    O problema é quando eu pedi eu estava fazendo um teste de contato com o alergia. Infelizmente, o resultado desse teste é que eu sou alérgico a um conservante usado na fórmula desse produto. Por isso, quero vendê-lo ou trocá-lo – só para não ter tanto prejuízo. Ela me vendeu por R$ 85 e eu estou revendendo por R$ 60. Se tiveres interessada, tu só precisar depositar o dinheiro quando a encomenda chegar (não precisa depositar nada antes não!).

  12. Essa não é a versão completa do teste. Eu já fiz as duas versões (a resumida e a completa) e os resultados foram diferentes. Pela versão completa do teste, a minha pele é OSNW e com os seguintes scores: O 31.5, S 39.5, N 21.5, W 41

    Como tu podes ver, meu S é alto. Por isso, não consigo usar a maioria dos protetores solares químicos – a maioria causa muita sensação de ardor. Tu conheces algum protetor solar físico que não deixe “white cast” (pele esbranquiçada)?

    Também tenho acne e acho que vou conversar com o meu dermatologista sobre o Roacutan. Mas se for para fazer esse tratamento só quero iniciar em janeiro, já que estou em época de vestibular e vai ser meio complicado “perder tempo” para fazer os exames (mensais?).

    Ótimo fim de semana para ti 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *