Decida-se: “pelo” não!

Eu considero a depilação a laser um verdadeiro “gol” da medicina e tecnologia!

Vou explicar como funciona de um jeito bem “tosco”, mas, espero, que fique fácil de entender.

Laser, como voces sabem, é uma luz. A luz branca que vemos do sol é uma mistura de todas as cores. Imaginem que o laser para depilação emite uma luz bem forte (o LASER), mas para acertar o pelo nós colocamos um filtro, que deixaria passar somente a luz de cor escura, bem próxima a cor do pelo.

Ao encontrar o pelo bem escuro, toda a força (energia, poder) dessa luz seria liberada para o pelo, de uma só vez. Como essa energia é muito grande, o pelo acaba “explodindo”. 

Com essa explicação bobinha, dá pra voces entenderem duas coisinhas:

1) Porque raspamos o pelo antes de aplicar o laser: qundo a nossa luz superpoderosa chega a superficie da pele não encontra nada, somente a pontinha do pelo que está dentro da pele. Como ele é pretinho a luz entra por ele, percorre toda aquela haste de pelo que está dentro da pele (agora sim tudo pretinho) e libera sua energia, destruindo o pelo e a raiz do pelo que está bem lá no fundo. E esta é a parte importante, pois é isto que vai tornar a depilação definitiva, a destruição da raiz.

2) O laser é muito mais eficiente no pelo bem grosso, bem preto e na pele bem branca. Combinou estas 3 coisas, praticamente sucesso garantido. Quanto mais claro e fino o pelo, mais sessões, mesmo com um aparelho ótimo e um excelente aplicador. Pelo grosso e escuro em pele morena, dá bom resultado, mas talvez mais demorado, por que a cor da pele “rouba” um pouco da energia. Resultado: menor destruição do pelo e maior risco de “destruição” da pele.

No próximo post vou falar de aparelhos, de forma bem genérica. Se quiserem colocar aqui suas dúvidas sobre o tratamento e sobre aparelhos fica mais legal.

Beijos

9 thoughts on “Decida-se: “pelo” não!

  1. Oi!
    Depilaçao a laser tem contra-indicação para grávidas? é que já fiz 2 sessões, mas agora estou tentando engravidar e estou com medo de ter problemas…

  2. Oi, Vitoria!
    A depilação a laser NÃO é feita em grávidas, pois sua segurança não está estabelecida. Teoricamente não teria problemas já que a luz do laser age mais superficialmente na pele e somente no local aplicado. Mas como é procedimento estético não tem porque não esperar terminar a gravidez. Eu não faria em mim e não faria em ninguém.
    Beijos (tomara que consiga engravidar logo!!)

  3. Beatriz, gostaria de informações sobre cosméticos para tirar/atenuar manchas. Sugiro um post com os produtos que existem no mercado, bem como gostaria que tu referisse os ativos que têm bons resultados. Desde já agradeço. Beijos, Carol.

  4. Oi, Bia! Minha dermatologista falou que existe um tipo de laser que faz crostas – e exige proteção contra o sol – e outro que não faz e não dá problema com o sol. É isso mesmo? Em média, quantas sessões são necessárias para as axilas?

  5. Caroline,
    Com o Light Sheer (o que eu uso) é assim: se a sessão foi meio forte e deu crostinha = NÃO tomar sol!
    se foi tudo ok, sem crostinha = pode tomar sol após uns 10 dias.
    Pra axilas, voce vai precisar em média de 5 sessões, mas depende do aparelho, do pelo e do aplicador.
    Carol, já está na minha lista o tema, o problema é que os melhores produtos para manchas só podem ser usados com prescriçaõ médica, ok?
    Beijos

  6. Oi, tenho uma dúvida. Estou fazendo depilação com luz pulsada e me disseram que os resultados não são cumulativos… ou seja, se o bulbo não for destruído com sessões todo mês ele volta igualzinho ao que era… mas pelo que entendi no que está escrito acima o que for destrído não volta e sim os que não o foram por não estar na fase de “destrição”… não é mesmo?

  7. Carol,
    ]
    Gostaria de informações sobre quantas sessões de depilação são necessárias para a depilação de Barba com LIP do Harnony XL ponteira SHR

    abraços,

    Fernando Costa

  8. Vi num site um aparelho portátil para depilação a laser, tenho consciencia do risco que existe por ser caseiro e por isso aplicado por alguem inexperiente; mas a minha duvida é: aplicado corretamente, ele funciona? Porque nas clinicas de esteticas vemos maquinas grandes, existe uma potencia minima pra dar resultado ou em se tratando de laser isso não existe? O anuncio diz que ele usa um comprimento de onda de luz de 808nm e que retira 20 pelos por vez. Um outro modelo tem o nome Epila e alcança um pelo por vez.

    Grata

    Veronica

  9. Graciela e Fernando,
    A depilação com LIP ou luz pulsada pode ser mais lenta e exigir mais sessões. Em mãos experientes é um bom método, mas os laser específicos alcançam melhores resultados e mais rápidos.
    Veronica
    eu não acredito muito nestes aparelhos que tem aos montes na internet. Nunca usei e nunca vi ninguem que usou. Mas é esmola demais. Enquanto o aparelho que eu uso custa 90.000 dólares, voce acha na internet aparelhos de 1.500 reais, dá para confiar? É o laser “genérico”!!!!
    O comprimento de onda diz apenas a “cor” que o laser vai procurar, mas tem outros parametros como a fluencia (que seria a potencia do disparo e que também é o que queima) e a duração do pulso. Além disso levamos em consideração a cor da pele, a cor do pelo e a quantidade de pelo na área que vai receber o disparo (densidade). Eu sinceramente já acho que tem gente demais fazendo depilação a laser sem o menor preparo, por isso atendo tanto no consultorio casos de manchas e queimaduras. Muitas clínicas compram os aparelhos e se não tem demanda, alugam para outras e o treinamento é passado como se fosse “telefone sem fio”. Sem conhecimento adequado o risco é grande.
    Take care
    beijos

Comments are closed.