Ainda sobre filtro solar…

Ouvimos tanto sobre filtro solar, não imaginei que ainda restassem tantas dúvidas.

Vou responder a algumas dúvidas frequentes nos comentarios e no consultorio tambem.

1) Acima de FPS 30 é tudo igual?

Na verdade, acima de FPS 15 a proteção é bem semelhante. O FPS 15 já protege mais de 90% (nenhum protege 100%, sabia?).

Mas outro problema nestes números é a quantidade que aplicamos do filtro solar. Quando a indústria testa um filtro solar FPS 30 aplica uma quantidade generosa do produto. E nós aplicamos a camada mais fina e transparente possivel, não é? Tem até um estudo que mostra que o FPS 100 cai para pouco mais de 30, e o FPS 30 fica em torno de 10 (com a quantidade que usamos, que é geralmente 1/4 do preconizado).  Taí um motivo para usarmo o FPS alto.

Mas avaliando no geral, o FPS 30 teria o melhor custo/beneficio. Boa proteção mesmo para peles claras.

(obs.: FPS significa proteção contra os raios UVB, contra queimaduras, este é só um dos aspectos. Não troque o seu filtro solar que o dermatologista te prescreveu, só porque ele é um FPS maior que 30, provavelmente ele tem outros beneficios, como alta proteção UVA, anti-oxidantes, etc)

2) Luz fluorescente (fria) é tão nociva quanto o sol?

Apesar de emitirem radiação ultravioleta, a dose é bem menor. Se voce usa o filtro solar diariamente não precisa se preocupar. Li uma vez que 8hs sob uma lampada fluorescente equivaleria a, aproximadamente, 5 minutos de sol. Isto depende de quantas lampadas exitem no seu escritorio e a que distancia voce fica delas. Na dúvida, use o filtro solar.

3) Precisa realmente reaplicar o filtro solar?

Quem usa maquiagem sempre pergunta. Pois isto significa refazer o make. Teoricamente, precisa sim, já que nenhum filtro solar protege o dia todo (já existem algumas marcas que prometem 8hs de proteção). É sabido tambem que o filtro solar tem uma estabilidade de 2hs. Por isto devemos reaplicá-lo a cada 2 horas. Se você não fica exposta ao sol dia inteiro, reaplicar pelo menos 1X, no inicio da tarde, já ajuda bastante, por mais penoso que isto seja. E ainda mais: dê um intervalo de 20min entre a aplicação do filtro solar e o início da maquiagem (pelo menos de manhã). Mas não viva em função disso. Se não der tempo, compre um pó com filtro solar e torça para que realmente funcione, fazer o quê?

4) Preciso usar o filtro solar em dias nublados, chuvosos, se ficar de boné ou embaixo da barraca, ou for ficar em casa ou antes das 10h e depois das 16h?

Se estiver fazendo uso de ácidos ou algum outro tratamento de pele, SIM para todos.

Se não, depende.

Se em casa tem luz fluorescente = SIM.

Se se expõe ao sol no trajeto casa-trabalho = SIM

Se vai à praia, caminhar na rua, hidroginástica, natação, equitação, ciclismo ou qualquer outra coisa ao sol = SIM, SIM, SIIIIIIIIMMMMMMMMMMM!!!!

Na praia, rua, piscina, campo pegamos o sol de cima, mas tambem o que é refletido na superficie ao nosso redor (areia, água, cimento, etc), ou seja, de baixo para cima.

Antes das 10h e apos as 16h, as radiações ultravioleta são menores (especialmente a UVB), mas ainda estão lá. E quando está nublado, também.

Pessoal, se ficou ainda alguma dúvida vamos aos comentários.

Se levarmos tudo muito à serio, ficamos o dia inteiro por conta do filtro solar ou não saimos de casa nunca mais (mas com filtro solar).

O importante é ser prudente e coerente. Vai ficar mais tempo ao sol? Esquece a maquiagem e reaplica o filtro solar se possivel, e vice-versa.

É isso, beijos.

10 thoughts on “Ainda sobre filtro solar…

  1. Beatriz, você poderia falar um pouco sobre depilação a laser? Tenho vontade de fazer, mas queria saber mais sobre isso. Seu blog é ótimo!

  2. Muito bom esse post.
    Tenho uma duvida, vi um protetor solar fsp 50 em spray, posso usar para fazer a reapliçao durante o dia? Porque assim fica mais pratico,posso deixar na bolsa e no meio da tarde so borrifar um pouco e ja estou protrgida.

  3. Bia, vc é uma FOFA. Amei o post… tô pensando em comprar um protetor FPS 1.000 hehehe

    Mas então, estou com uma dúvida sobre Vitamina C. Minha mãe sempre usou e li na Vogue que faz muito bem. Aí fiquei fissurada “preciso de Vitamina C!”. Bom, sei que ela está presente em muitas frutas, em algumas verduras etc. Minha pergunta é: a vitamina C só dá resultado na pele por uso tópico# Ou funciona também se ingerirmos# Porque eu comprei um tubinho de pastilhas efervescentes de Vitamina C, e gostaria de saber se vai fazer bem à minha pele…

    É bom lembrar que me alimento bem, então mantenho as vitaminas em dia, mas a C… todo mundo fala tão bem! hehehe

  4. Oi, meninas!
    Caroline, sua dica sobre depilação a laser já esta na minha lista de “post pendentes” (cada dia maior, haha)
    Carla, o spray é bem prático mesmo, mas não conheço nenhum que seja bem tipo AEROSOL, eles são bem líquidos. Experimenta e depois me conta, especialmente se usar com maquiagem.
    Fer, a vitamina C em creme eu acho ótima, sempre lembrando que ela é um produto dificil de estabilizar, são poucos os cosmeticos com esse componente que eu confio meishmo!!!!…
    Não gosto muito de vitaminas sintéticas, em drageas, comprimidos ou o que for. Tem estudos que mostram que elas não são tão eficientes e podem até oferecer riscos. Vá de laranjinhas e creminhos, eu acho melhor!!! A industrializada somente se algum médico te disser que voce precisa.
    Beijos, to adorando os comentarios de voces

  5. Oi Beatriz.
    Esse protetor spray è tipo aerosol mesmo, vou comprar semana que vem e depois te conto o que achei. Espero que funcione. é da marca garnier, nao conheço o protetor deles, mas nao custa tentar.

    obrigada pela resposta

    beijos

    obs: de que cidade de minas vc è?

  6. OI Beatriz!!!

    Te descobri pelo diadebeauté e adorei seu blog! Tô morando em Bh agora e gostaria de saber onde vc atende, tô precisando de uma dermato urgente, hehe!

    beijos

  7. Oi, gostaria de tirar uma duvida, estou fazendo tratamento de pele, e me esqueci de perguntar ao meu dermatologista, como devo passar o protetor juntamente com os cremes receitados por ele, pois tenho q passar protetor diariamente, apos passar o protetor, aplicar o creme de manha, e depois passo o protetor sem aplicar novamente o creme da manha?????como posso fazer hein?!
    se puder me responder, agradeço! abraço!

  8. Ana Paula, voce acha algumas opções no mercado, tem Sundown, Boticário, Avon, e tem Episol, Avene, etc. O problema é essa associação bom e barato, aí fica difícil. Ultimamente olhamos muito a proteção UVA, e só dá para considerar um filtro bom se tiver proteção UVA alta. O problema é que isto encarece bastante…
    bjo

  9. Oi Beatriz,
    uso o minesol oil control 30 para o dia, gosto, não deixa a minha pele oleosa, costumo reaplicar na hora do almoço, quero me conscientizar de reaplicar uma vez mais, já que moro no Rio e uso muito computador. Mas quero te perguntar uma coisa, eu surfo, gostaria de usar um filtro com proteção mais alta para o rosto (o corpo sempre está mais coberto, ou pelo long ou pela camiseta e a bermuda que são longas), e aí ? o photoderm max fluid 100 é uma boa opção?

Comments are closed.