À base de filtro solar

Todo mundo já ouviu falar em filtro solar cor de base. Alguns até já experimentaram, uns gostaram e outros, não. Mas quem nunca usou sempre fica em dúvida, com medo de comprar e não dar certo.

Não dá pra eu dizer o que dá certo pra todo mundo, mas vou falar um pouquinho dos filtros tintos que já usei, talvez ajude quem está na dúvida se compra ou não.

**Obs.: este post é bem opinião pessoal mesmo. Nem sempre o que dá certo e errado pra mim, é regra. Faça de conta que eu não sou dermatologista, que eu sou a sua vizinha dando palpite na sua vida…

Pra começar devo esclarecer que tenho a pele bem clara, cabelos e olhos castanhos e não tenho sardas (só para voces terem noção do meu tom de pele, pois isto faz muita diferença)

Desvantagens de TODOS:

– não tem opções de cor

– são todos oleosos, uns mais, outros menos. Não acho uma boa opção para pele oleosa ou com acne.

Sunmax Colorbase FPS 30 – estou usando este atualmente. Até dispensei a base (foundation). Ele fica legal pra pele clara, quem é mais morena fica meio com cara de fantasma, porque ele tem uma cobertura boa e opaca. Mas tenho mania de usar um outro filtro solar loção por baixo, pra não precisar passar muito dele, porque mesmo tendo pele branca, tenho meeeedo de fantasma… A única coisa que não gosto dele, é que fica meio com brilhinho de oleoso, principalmente após umas 2 horas, gostaria mais se ficasse mate. Para retardar esse efeito colateral uso um pózinho por cima.

Anthelios FPS 50 cor de base – excelente fator de proteção, e o melhor fator contra os raios UVA. Mas achei ele meio tranparente, como tonalizante é fraco, quase transparente. Fora que a pele fica brilhando como se estivesse oleosa. Pra quem tem pele seca deve ser ótimo, desde que a intenção seja o filtro, e não a base.

Isdin Color FPS 65 – tambem excelente fator de proteção. Também achei transparente, não tanto quanto o Anthelios, e tambem menos oleoso que o Anthelios, mas ainda um pouco oleoso. Mas para cobrir pequenas imperfeições, não sei, não….

O Isdin e o Anthelios vão bem em uma pele mais moreninha, já que são transparentes mesmo…

 Spectraban T FPS 30 – esse até minha vó usava… muito, mas muito parecido com o Sunmax (será porque são do mesmo fabricante?), mas acho ele mais irregular na cor. Tipo assim, a cor vai mudando ao longo do frasco, e se voce comprar dois frascos, é provável que não sejam da mesma cor. Fora que as vezes, nessa variação de cor, ele tende muito a ser rosado…

Photoderm Max FPS 100 Creme tinto – altissimo fator de proteção. Quem tem propensão a alergia, deve usar com cuidado, maior FPS, maior composição química. Melhor pra pele mais morena, ou se voce quiser um tom mais bronzeado, mas cuidado pra não ficar fake. No rótulo fala pele morena a negra. Também oleoso. (Voces sabiam que quanto maior o FPS, mais oleoso é o filtro solar, para um mesmo veículo?)

Heliocare Compacto Coloreado FPS 50 – apesar da embalagem parecida com pó compacto, é creme. É oleoso, tem boa cobertura e, viva!, tem imensas DUAS opções de cores (já é um avanço!!!): Light e Brown. Excelente fator de proteção, boa cobertura. Tem também a versão oil-free FPS 25 para pele oleosa, que eles não chamam de coloreado. É como se ele fosse uma base translúcida. Não é muuuuito sequinho, brilha um pouco. Tenho um na bolsa para emergencias, faz bem a função.

Existem outros, mas os que eu já usei foram estes. Depois vem um post sobre bases e pós com filtro solar, e, Sabrina, não esqueci sua dúvida, já está a caminho. Estou fazendo umas pesquisas e talvez faça uma pesquisa em loco, já que o Filtro Solar em pó da Shiseido está na minha “wish list”.

Acho que é isso. Se alguem usou algum outro, ou tem outra opinião, conta aí.

Beijos

36 ideias sobre “À base de filtro solar

  1. Olá, Drª Beatriz!

    Uso diariamente um bloqueador solar tonalizante da ADCOS FPS UVB 40, 98% UVA PPD19. Não é oleoso, pois é gel creme facial, e tem tonalidades para escolher – a que uso é “peach”.
    Acho-o maravilhoso e recomendo para o dia dia. Para um passeio na praia ou esportes não é recomendável, pois ele não é a prova d’água… então quando o suor é excessivo ele sai da pele.
    A Adcos é uma marca para prestar atenção, os produtos são incríveis!
    Obrigada pelas postagens, estou lendo seu blog e adorando! Parabéns!

  2. ola , eu tmbem tenhgo manchas e gostaria de saber se o filtro solar resolve fps 60 minha pele fica muito oleosa bjs

  3. Boa tarde Dra. tenho muitas pintas e manchas de sol do rosto. O dermatologista falou pra eu usar sunmax sensitive fator 60. Como eu uso base todos os dias pra trabalhar, eu gostaria de saber qual a melhor opção, se eu posso usar uma base com protetor…

  4. Boa tarde doutora, tenho muitas pintas causadas pelo sol, fui no dermatologista, e ele me pediu para usar o sunmax sensitive fator 60, e tratar das manchas no mes que vem. Qual a diferença do sunmax sensitive e do color base, pq eu uso muito base no rosto para trabalhar, entao eu prefiro algo que tenha cor de base.

  5. Oi Dr. Beatriz,
    Gostaria de saber se quem usa ac. retinoico e hidroquinona na mesma formula,pode usar protetor
    com fps 30…tenho melasma no buço e na maça do rosto,
    ja usei varios protetores e todos deixam minha pele oleosa
    demais da conta.Queria saber se posso usar o minesol actif 30…algumas meninas disseram q ele arde devido ao acido, verdade…
    Me tire essas duvidas,te agradeço desde ja

    • Ana, se seu dia é inteiro dentro de escritório ou local coberto, pode usar o FPS 30 e a boa proteção UVA do Minesol Actif, desde que aplique pelo menos 2x/dia. Mas se voce fica grande parte do tempo em áreas abertas, talvez seja melhor uma proteção maior (ou talvez nem usar este tipo de medicação). Produtos em gel normalmente ardem se a pele estiver irritada pelo ácido, e o Minesol é gel-creme, então pode arder sim, mas nada que contra-indique o uso. Se estiver ardendo muito deve reconsiderar a concentração do ácido retinóico, ou verificar se não é uma irritação pelo Minesol

  6. Olá Dr. Beatriz,
    tenho uma dúvida…uso netrogena Health Skin para contorno dos olhos à noite, o creme da noite e o do dia tem apenas FPS 15, sou branca rosada, mas uso mais para ir ao trabalho e aplico pó com FPS 20 da vult quando vou sair para almoçar, vc acha q é suficiente? obrigada des de já.

  7. Dr. Beatriz,

    Adorei o seu site. Achei mto interessante e bem atualizado.
    Tenho uma dúvida, que preciso esclarecer urgente! Eu comprei o filtro solar em pó da Adcos. Ele é como se fosse um pó compacto, mas funciona como filtro solar. A minha pele é extremamente oleosa, com acnes. Já fiz diversos tratamentos, mas elas sempre voltam. Me disseram que este tipo de filtro solar é para peles oleosas, é verdade? Posso utilizá-lo diariamente, sem medo de aumentar a oleosidade?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada!
    Parabéns pelo site… é ótimo!!!

  8. Olá Drª Beatriz conheci seu blog através da indicação do blog da Renata “Bulle de beauté”. Adorei a dica dela, seu blog é fantástico, estou lendo todos os posts (passatempo para meu domingo). Você escreve de modo descontraído, que envolve nossa leitura. Entrou para lista dos favoritos.

    Com relação a filtro solar, sempre gostei de utilizar fitro tonalizante, já usei SunMax, Spectraban e agora utilizo o Bloqueador Tonalizante da Adcos, fps 40, na cor peach, gosto muito dele, pois além de filtro ele é hidratante e tem outras funções também. Além de ter 4 tonalidades diferentes.

    Minha pele é uma usina, então até hoje nunca encontrei de fato algum filtro que realmente secasse bem a pele :(, mas me adaptei bem a ele.

    Parabéns pelo blog 😉

  9. sou super alérgica e minha pele é muito oleosa. Não posso usar nem creme no cabelo, porque se encosta no rosto ele vira um abacaxi. O filtro que mais me adaptei até hoje é o Episol 15 oil free. Não deixa a pele gordurosa. No dia a dia, uso a loção Epidrat, do mesmo laboratório, com fator 15. Também é oil free e de textura levíssima. A linha é vendida em muitas farmácias e o preço não é dos mais caros.

  10. cheguei aqui por acaso e adorei achar esse post!

    Tenho uma dúvida, será que alguém me ajuda? O que protege mais a pele: filtro solar tinto ou base com filtro solar?

    bjos

  11. Gostei muito dos seus comentários sobre filtro solar, e como você disse, nem sempre o que dá certo ou errado pra gente é regra. Pra mim infelizmente deu errado, na segunda vez que usei o Photoderm Max FPS 100 meu rosto inchou. Tenho aquelas manchas escuras na pele, já estou no terceiro tratamento e nem um deu resultado. Estou tão triste que resolvi entrar no seu blog pra ver se tinha alguma idéia do que fazer. BEIJÃO E MUITAS FELICIDADES.

  12. O Spectraban e seu “irmão” sunmax color base, acho que são os mais “sequinhos” nesta categoria de filtros base. Pelo menos eu acho as outras opções bem mais oleosas e “brilhantes”, pelo que eu estou lembrando agora. Se alguem tiver outra dica pode colocar. Uma opção é usar um pouco de pó por cima, se não quiser abrir mão do filtro-base.
    Vivian
    o bronzeamento (ou seja escurecimento) da pele já é uma reação ao dano. Traduzindo, a pele é afetada e “estragada” e depois escurece para se proteger. Resumindo não existe bronzeamento sem estragos, só se for com auto-bronzeadores sem sol e sem radiação UV!
    bjos

  13. Olá!Tinha problemas de acne e tartei com roacutan. Sei que devo tomar cuidado com o sol,e como ficaram algumas marquinhas,gostaria de saber se existe algum protetor que seja clareador também. E não tomo sol faz muito tempo,porque tneho medo,mas ando muito pálida,amarela,tods comentam. Então,gostaria de saber se o sol,ao bronzear a pele,já a agride ou se quando usamos protetor e nos bronzeamos,este filtra os raios danosos. Não sei se fui clara,queria saber se há algum meio de bronzear o rosto sme agredi-lo. Obrigada!

  14. Oi. Comprei o spectraban T e me decepcionei. Deixou meu rosto muito brilhante e pegajoso. Acho até que o antigo era mais sequinho, só era muito claro e cada vez que comprava vinha com uma tonalidade diferente. É uma pena, pois segundo a dermatologista, que me indicou há muitos anos, ele protege também da luz branca, por ter o filtro físico, e eu tenho a pele manchada. Gostaria muito de conhecer outra opção similar, mas que deixasse a pele sem brilho. Obriga pela atenção e pelas orientações. Um abraço.

  15. Olá, o SpectraBAN T COLOR BASE loção fluida FPS 35 está disponível nas cores bege claro e bege médio, eu uso o bege médio (a cor é exatamente igual a base Natura Diversa – candeia cor bege claro), adorei, possui realmente o efeito mate. É bem diferente do SpectraBAN antigo que era bem mais líquido e rosinha. Como minha pele é não é oleosa nem seca, é só passar (muito fácil de espalhar) e pronto, talvez quem tenha oleosa tenha que passar um pouquinho de pó. Sua proteção é uma combinação de filtros orgânicos/químicos e inorgânico/físico.

  16. Ola…
    Bom dia, eu tenho a pele clara e muitooooo oleosa, não gosto muito de protetores porque acho que deixa a pele mais oleosa ainda, mais gostaria de usar um que fosse creme tinto para corrigir as imperfeições, vi na farmacia o Spectraban T FPS 35 Fluido .Por ele ser fuido sera que e memos oleoso? Gostaria de saber qual pode ser melhor dos tintos para a pele oleosa.Muito obrigada.

  17. Ai! adorei site, to meio atrasada na data mas sera que rola umas perguntinas ainda??
    eu experimentei o Isdin mas achei a textura meio esquesita, meio difícil de espalhar a minha pele ficou manchada.. e alem disso é um pouco escuro para a minha pele (eu tenho pele branca-gasparzinho, bastante sardas, mas cabelos e olhos castanhos) experimentei na farmacia ontem o Photoderm Max FPS 100 mas achei muito escuro, pensei no spectrabam (ue, eu vi que tinha duas cores) que tem o melhor preço mas o cara da farmacia falou que p minha pele tinha q ser no minimo 50, ai eu fico na duvida pq os dermatologistas parece que se dividem quanto a isso…
    atualmente to usando o Anthielios 60 (ganhei uma amostra) e to adorando, otima textura mas ee nao tem cor de base…
    e ai?? qual deve ser o fator?
    outra pergunta, posso passar de manha e ficar o dia todo?
    ou quando eu escovo dente no almoço vai tudo por agua a baixo e eu tenho q fazer tudo de novo?

    obrigada, beijos de uma provavel futura dermatologista

  18. Ola! Gostei muito das dicas… Hoje mesmo uma colega me indicou o Photoderm Max FPS 100 Creme tinto, e já ia comprar, pois experimentei e gostei da tonalidade (sou morena mais no inverno a pela fica desbotada e tenho manchas de acne no rosto, por isso não dispenso uma base). É mais minha pele é muito oleosa… com esse FPS100, não vai ficar bom.
    Tenho usado o Normalize da ADA TINA e gostado muito!
    Tem proteção de 12 horas e a pele fica sequinha por muito tempo.
    Bjs.

  19. Oi meninas!
    Eu uso o blockage fps 30 da Dermage. Tem mais de duas opções de cor (rs), talvez pela escolha da cor acho que ele me deixa meio rosada…. mas é só um pouquinho…. de resto, adoro! Não é oleoso, dá uma cobertura homogênea para a pele e esconde as manchinhas.
    beijos

  20. BOA TARDE A TODOS…
    Nossa… adorei o blog…
    É um prazer conhecê-la, Beatriz… e a todos vcs…
    Bom…
    Sempre tive problemas com espinhas… sempre passei muiiito nervoso por isso… e, agora, graças a Deus, tô me livrando dele.
    Sabe qual medicamento estou tomando???
    ROACUTAN… é… esse mesmo… ouvi muiiitos comentários ruins sobre este medicamento… pensei muito… mas, resolvi arriscar… e, já estou indo para a 5ª caixa… e não tenho nem umazinha espinha no rosto!!! EBAAA!!!
    Meu dermato disse q o resultado está sendo excelente… e, que, depois do tratamento completo, talvez 11 caixas, fará uns pellings legais pra remover as marcas e manchas das danadinhas que me judiaram por aaaanos a fio…
    Enfim… eu estava usando o Episol FPS 30… e, na última consulta, ele me receitou este SUNMAX Colorbase FPS 35 (não encontrei em nenhuma farmácia ainda)… no tom ‘bege claro’…
    Quero comprá-lo… mas não tenho certeza se ele vai proteger o necessário… estou com duas manchas híper escuras nos ‘seios’ da face, que adquiri com anticoncepcionais… e queria tanto dar uma clareadinha nelas…
    O dermato disse q só resolverá esse caso após a conclusão do tratamento… mas queria amenizá-las até lá… por isso que me interessei pelo filtro solar com base…
    Estou no caminho certo??? rs
    Mais uma vez… adorei o blog… e já virei fregueza… rsrs
    Desde já, obrigada…
    Bjs.

  21. Oi gente,
    tô escrevendo pois eu uso um filtro tinted q adoro!! É da Avène, é um Compacto com FPS 50. A textura dele é cremosa mas mesmo com a minha pele oleosa não fica muito brilho… Passo só um pouquinho de pó translucido (da Avene tb) e durante o dia uso qdo preciso aquelas folhinhas anti-brilho, mas isso faço de qq jeito, não é pelo filtro. A minha pele é super complicada: oleosa, intolerante, bem clarinha e tenho rosácea, e esse foi o melhor filtro q já experimentei! Fica a dica!
    beijos,
    Carina

  22. Oi Meninas!!
    Tenho 35 anos e há um ano eu uso o vitanol A 0,025% para melhorar a aparencia da pele. Tenho obtido um resultado incrível. Agora o filtro solar que uso sempre tive uma desconfiança de que não é tão bom, por isso venho perguntar:
    O epidrat rosto fator 15 é indicado para quem usa ácido?
    sempre passo de manhã e quando noto que ele já sumiu passo novamente após o almoço, porém ele é um pouco oleoso e a pele parece que foi lustrada..rsrs
    Existem algum filtro mais indicado para meu caso?
    Obrigado

  23. Oi Beatriz,
    amei o blog. Sou fissurda em pele e to adorando as dicas!
    Passei anos usando a Base oil-free FPS 25, da Dermage, vc conhece? Foi o que minha dermatologista passou, e além de proteger a pele, a base em si é muito boa, com um super acabamento! So que a Dermage fechou em Recife, e agora nao sei onde comprar..
    Ah, vc poderia fazer um post sobre sardas e as novas técnicas para clareá-las? =)
    Elas sao o meu tormento hehe.
    Beijao, e parabens pelo blog!

  24. Um filtro tinto q não tão oleoso, é o da Adcos FPS 40. Sou clarinha e uso a cor Peach, dá uma uniformizada de leve na pele, e não fica brilhando demais. bjos

  25. Oi, Gaby, esta resposta da Rê acima é tambem para voce.
    Quanto a limpeza, se for bem feita não fica marcas. Mesmo no dia que voce faz dá pra trabalhar normalmente. Com o tempo o acido diminui os cravos, mas os milios só retirando na mão mesmo.
    Anamaria, com a transpiração o filtro solar sai mesmo, até porque voce vai transpirando e limpando…
    Todo filtro solar diz ser resistente a agua e transpiração, mas 1h30, não acredito que esteja 100%.
    O único que eu me lembro agora que vem com essa proposta pra ser usado por esportistas é o Anthelios W 30, mas eu nunca testei nestas condições, confesso.
    Se voce experimentar conta pra gente o que achou.
    Beijos

  26. Oi, Rê
    Minha querida, com manchas, sem filtro solar na praia não pode! Vou te dar 2 motivos, entre tantos:
    As radiações do sol que são nocivas (UVA e UVB) atravessam as nuvens normalmente, então mesmo nublado elas estão lá.
    Mesmo de boné, pegamos o sol refletido. Quanto mais clara a superfície mais ela reflete a luz (e as tais radiações nocivas). Traduzindo areia, calçadas de cimento ou pedras e mesmo a água estão jogando sol no seu rosto o tempo todo… então o boné só protege em parte, entende?
    Pode sim usar um filtro que não seja tinto. Se voce não tiver pele oleosa os filtros infantis tem o mesmo efeito barreira que os tintos, e menor risco de alergia. Mas cuidado, pois alguns deixam a “cara branca”. Mas os filtros químicos (a maioria) tambem conferem excelente proteção contra manchas e queimaduras.
    Tomara que eu não tenha te confundido. Qualquer coisa me fale.
    Beijos

  27. Oiiiii, estou adorando o seu blog é ótimo uma dermato que dá dicas assim sem esconder os seus segredinhos de beleza.

    Uso um creme a base de hidroquinona para clarear minhas manchinhas e me disseram que não adianta fazer peling pois vai ser só maquiagem pois vou ter que me cuidar e não poder mais pegar sol,o chato é que moro no Rio e de frente pra praia (uma tentação). As vezes por achar meu filtro muito Tinto , uso o Photoderm 100, sai de boné sem ele isso nos dias nublados. É um péssimo hábito né? Então é melhor eu passar um sem ser tinto ou até mesmo um com fator de 30 à 70.

    Bom, beijinhos, Rê

  28. Oi!
    Eu ja li outro post sobre filtro solar e eu gostaria de uma sugestão. Eu transpiro muito, mas especialmente quando eu pratico exercícios. Eu adoro correr na rua, mas mas não sei se o filtro solar aguenta 1h30 de corrida e muuito suor.
    Tem alguma dica de protetor que seja realmente resistente ao suor?

    Beijos!

  29. pois é, filtro pra quem tem pele oleosa é sempre um problema. por isso que admito: sempre q posso, evito. agora comecei a usar ácido, e minha dermatologista falou q eu tenho q usar todos os dias, saindo de casa ou não. mas confesso que nos dias de chuva, se não vou ficar muito exposta, evito.
    pq acho uma via de mão dupla: o ácido ajuda e o filtro piora as espinhas. sabe o q reparei? q as lesões diminuíram por causa do ácido, a pele ficou mais sequinha, mas os cravos aumentaram móóóóinto!! e aquelas bolinhas brancas, então? pipocaram no meu rosto, e eu acho que foi o aumento do uso do filtro.
    então, beatriz, dá pra resolver esse dilema?
    e solução pros cravinhos e comedões? a limpeza de pele não deixa marcas?
    beijinhos
    gaby

  30. Oi, meninas!
    Karina e Fer, seja bem-vindas! Espero que gostem!!!
    Karina, olha como é legal opiniões diferentes. Eu achei o Anthelios muuuito transparente e voce já gostou, mas como disse no post é muito pessoal. Mas a linha Anthelios é excelente, melhor proteção UVA, acho campeã em proteção. Melhor até que alguns filtros de fatores mais altos.
    Fer, essa pergunta sua é muito frequente, vou fazer um outro post sobre isto, mas de antemão, ´FPS 30 tá ok, não esta desprotegida. Se voce não reaplica, mas tambem não sai ao sol, tudo bem.
    A net é legal por causa disto, né? Não sou de São Paulo, Fer, como a Mari já te contou, mas assim que é legal, SP domina mas existe vida conectada fora de SP, e gente pode trocar idéias como velhas conhecidas.
    Mari, eu tenho a impressão que a substancia que promove a proteção solar é um óleo, por isto não existe filtro solar sem óleo, ou então é pra ele grudar na pele, sei lá. O que muda é o veículo (loção, creme, gel, fluido, etc) para amenizar ou não a oleosidade.
    Meninas, voces são ótimas, quem sabe um dia não vou?
    Beijos a todas e bom feriado

  31. Olá Beatriz, me corrija se eu estiver errada, quando se fala de filtro solar é praticamente impossível achar um que seja completamente sequinho(oil free), foi o que conversei com uma quimica, estou testando um atualmente da DERMATUS fps 30 também tem uma corzinha, tb tenho pele clara como vc, tenho a famosa zona T, mas faço como vc, passo um pó depois para amenizar, posso dizer que de 0 a 10 a nota é 8,,,,,,,BEIJOS

  32. Ah, que legal saber que quanto maior o FPS, mais oleoso e! O problema e que minha pele e mista, e meu nariz SUPEEEER oleoso, entao tudo que uso e oil-free, gel, essas coisas…

    A e base eu uso separada pq nao quero correr o risco de me estressar hehehe

    Ah, uma duvida: estou usando o ROC Minesol Actif, FPS 30. O fator e muito baixo? Eu fico o dia inteiro dentro do escritorio, so saio pra almocar e olhe la… entao fico na duvida se devo comprar um de FPS maior.

    Ah, e vc tem consultorio em SP? E aceita convenio Unimed ou Amil? Hehehe fiquei apaixonada pelos seus posts e preciso ir num dermato urgenteeee…

  33. Olá!

    Descobri o blog através do Dia de Beauté, e estou adorando. Sou muito ligada nessa coisa de pele e prevenção.
    Vi esse post sobre filtro com cor e resolvi comentar. Eu agora uso o Anthelios tinted, antes usava o normal dele, em creme tbm, que achei meio “oleoso”, qdo fui repor, comprei por acaso o tinted, no começo foi estranho, mas depois achei muito legal, pois além de uniformizar um pouco minha pele, bem de leve, parece que dá uma alisada, será por causa da água termal?
    Parabéns pelo blog!
    Beijos, Karina

Deixe uma resposta