O cabelo que cai…

Nesta época de inverno aumentam as queixas de queda de cabelo. E ouvimos cada coisa! Resolvi dividir com voces estas pérolas, para tirarmos algumas dúvidas:

O cabelereiro recomendou que parasse de lavar o cabelo, já que cai mais quando eu lavo…”

E é sempre um dilema, se o cabelo tá caindo, devo parar de lavá-lo? A resposta é não. Realmente, quando lavamos o cabelo, é que “retiramos os fios” , mas somente os fios que já cairam.

Funciona mais ou menos assim:

Imagine que perdemos, em média 100 fios de cabelos por dia (e este é o normal!), mas o fio que cai fica preso nos outros fios ou até mesmo, num rabo de cavalo ou outras presilhas (com os cabelos sujos quem vai andar com eles livres, leves e soltos?). Vamos supor que voce lave o cabelo 1 vez por semana (eca!!). Quando lavar, voce terá 700 fios para retirar da sua cabeça, que cairam a semana toda. Se voce achou que 100 era muito, imagine 700!! Estou exagerando um pouquinho, mas é quase isto que acontece.

Não quero entrar muitos em explicações teóricas, pois acho que fica chato, mas o cabelo tem um ciclo de aproximadamente 3 meses. O fio que está saindo agora para dar lugar a outro novo, já “morreu” ha 3 meses atrás (mas lembre-se que tem um novo vindo em seu lugar).

Outro mito, “a raiz do cabelo leva três dias para secar, por isso não pode lavar muito, porque ela vai apodrecer e o cabelo cair” (acreditem, já escutei isto…). Como assim? Pra molhar a raiz do cabelo, que está lá nas profundezas da pele, a gente teria que sair do banho com a cabeça inchada!!! E os nadadores, por exemplo, seriam todos carecas. Aí voce vai dizer, mas tem alguns que são… mas e as mulheres nadadoras? Que eu saiba não são…

Então, se seu cabelo está caindo, faça esta experiencia agora. Comece a lavá-lo mais frequentemente, pelo menos em dias alternados, verá que na segunda vez já estarão caindo bem menos. Ou talvez até descubra que apresentam apenas a queda normal de aproximadamente 100 fios por dia. E nada de ficar sem lavar os cabelos só para a escova e a chapinha durarem mais. Cabelo crespo e limpo é mais bonito que liso e sujo, pode ter certeza. Ou então procure algum método definitivo para acabar de vez com os cachos!!

Mesmo que tenha realmente algum problema causando a queda, deixar de lavá-los só irá piorar as coisas. Lave os cabelos e corre pro dermatologista!!!

Beijos

46 thoughts on “O cabelo que cai…

  1. Ótimas dicas, Beatriz! Eu lavo os cabelos todos os dias, e sempre me contam essa história da raiz que leva três dias para secar… Acho que temos de lavar o cabelo de acordo com a necessidade, não é? O meu liso com a raiz bem oleosa, por isso, lavar todos os dias é sagrado!
    Estou adorando o blog!
    Um beijo

  2. Oi, Izabela
    Com certeza temos que lavar de acordo com a necessidade. Lavar o cabelo não faz cair de jeito nenhum, pelo contrario. Quem tem cabelo oleoso pode e deve lavar todos os dias, até mais de uma vez ao dia se desejar. Só com cuidados na escolha dos produtos para não ressecar as pontas, principalmente se o cabelo for comprido, ok?
    Beijos

  3. Olá! Descobri seu blog no Oficina de Estilo e li todos os posts. Muito bacana. Vou freqüentar sempre!

    1. OLA O ASSUNTO Q EU VOU TE PERGUNTAR E TOTALMENTE DIFERENTE, MAIS TENHO UMA DUVIDA EU TENHO 27 ANOS E NA MINHA ADOLESCENCIA EU NUNCA TIVE PROBLEMAS COM ACNE MAIS AGORA NESSA IDADE MEU ROSTO ESTA BEM CHEIO DE ACNES ,SERA Q EU POSSO USAR AZELAN E SE PRECISA USAR PROTETOR SOLAR DURANTE O USO . OBRIGADO !!!!

  4. “Vamos supor que você lave a cabeça uma vez por semana”.
    Tradução para quem lava os cabelos todos os dias: “Vamos supor que seja possível ir à Lua de bicicleta”.

    Tão surreal, que não dá nem pra brincar de supor… iécas.

  5. oiii Beatriz!!

    que legal esse blog!!

    como é bom ouvir isso de uma dermatologista pq eu lavo meu cabelo todos os dias(ele é super saudável) e odeio quando falam essa historinha que lavar todos os dias apodrece o cabelo!!

    agora posso falar que uma dermatologista disse que é balela!!!eeee!

    beijo

  6. Oi, Mari, que bom! mais uma pessoa esclarecida que vai ajudar a acabar com esse mito!!!
    Chiveta, voce nem tem ideia!!! Tem gente que vai á consulta com o cabelo sem lavar há dias, só pra eu “ver” que tá caindo mesmo!! E ainda tem gente que acha que ser dermatologista é fácil… E eu trabalho somente em consultorio particular, não atendo em serviço público e minhas pacientes tem excelente nivel sócio-economico… taí o motivo do post…
    Beijos

  7. Dra estou usando ac retinoico, 025%
    Meu dermato aqui em Salvador, falou p eu usar somente na área afetada por uma mancha que adiquiri, por que simplesmente usava uma franja e ignorava a area da testa, não passando filtro solar, p nÕ DESMANCHAR A FRANJA, COM A OLEOSIDADE DO FILTRO SOLAR.
    resultado: mancha horrivel de sol.
    Mas percebi que outras manchas de mesma tonalidade e formato vem aparecendo abaixo dos olhos, perto da bochecha, entre as olheiras, rsss
    Uma amiga me disse q eu pudesse passar o ac. nessa área tb, ja que ela estava usando o ac dela com 0,5( ac retinoico).

    Pode me dar uma opnião?

    Bjos

  8. Oi Beatriz, gostaria de saber se o dermavite é mesmo muito bom para cabelos, unhas e pele? sempre que lavo os meus cabelos eu uso secador, pois se não for assim, fico morrendo de frio….. isso ta errado?

  9. Ajuda por favor…
    meu dermantologista receitou um medicamneto p/ cabelos (passar uma vez ao dia na raiz), formula com ac,. retinoico 0,01% e ac. salicilico 3%, minoxidil 5%… esta certo? nunca vi isto p/ cabelos… agradeço resposta desde já

  10. Ola, eu me chamo Ray!
    Eu achei muito legal esse blog para tira nossas duvidas, meu cabelo esta caindo muito isso ja tem 2 mês , mais eu achou que foi depois que começei a usar um shampoo que ñ contia sal será que foi isso? abraço

  11. Meu cabelo é muito quebradiço, já tomei cápsulas de queratina( PANTOGAR) mais pouco adiantou, o que posso fazer?

  12. Oi,
    Sou mulher e tenho Alopecia androgenética, herdei da minha mãe.
    Não vi nada sobre isso aqui, mas gostaria de ressaltar que muitas, mas muitas mulheres têm sim calvicie genética, porém, poucas apresentam falhas – apenas perda constante dos cabelos e raleamento dos mesmos (sabe aquele cabelo sempre arrepiado, que cai muito e sempre tem váaaarioa fios novos nascendo), pois é…
    Então, tomo finasterida há mais de 2 anos e uso uma loção tópica de minoxidil 5% manipulado junto com flutamida 5%.
    Gostaria de saber ser a fórmula minox+flutamida é eficaz, ou se a flutamida em loção não tem eficácia para ‘competir’ pelos receptores de andrógino.
    Já usei Avisis um tempo, mas é muito fraquiho, não substitui a finasterida ou o minox.
    Obrigada.

  13. Ola
    Eu sou homem e reparei que no inicio do outono me cai muito cabelo. nao sou careca, apenas tenho umas ‘entradas’ mas nao muito grandes, normal de homem. comecei a usar um champô anti-queda da nivea mas nao acho que funcione. começo a ficar preocupado pois quando molho o cabelo cai-me sempre muitos. sei k ha varios fatores,como o stress, falta de descanso… mas é normal? reparei que acontece muito com a minha mae tambem, em certas alturas, mas ela disse-me que era normal.

    obg

  14. Ray,
    não acredito que seja o shampoo. Se a queda estiver persistente é melhor procurar um dermatologista. Ele vai te fazer algumas perguntas para tentar identificar a causa e se necessário pedir alguns exames.
    F
    a resposta da Ray tambem é para voce, exceto pela parte do shampoo
    Glória,
    depende do que voce usa que possa agredí-lo, ou do que voce usa para tratá-lo e hidratá-lo. Se voce faz a lição de casa direitinho, pode ser necessário procurar alguma causa interna, como hipotireoidismo.
    Fernanda,
    é verdade que mulheres também herdam a calvicie “masculina”. Existem estudos que dizem que a Finasterida não tem o mesmo efeito em mulheres. No meu consultório, minhas observações concordam com eles. Mas cada um, é cada um. O mesmo eu te digo em relação a Flutamida tópica, eu não vejo muito resultado, e nem prescrevo, mas cada um é cada um…
    Bjs

  15. Oii eu queria saber como faço para me livrar das pontas duplas do meu cabelo…e como faço pra deixa menos quebradiço…meu cabelo eh oleoso mais no momento anda muito seco nao sei oq fazer ;(
    ajudem por favor
    bjos

  16. POR FAVOR, ME AJUDE!!!!

    Bom dia! Amo o seu blog, tem muitas materias excelentes!!! Parabéns!!!
    Sempre tive cabelos finos e poucos, mas ultimamente estão caindo demais! Cheguei a colocar um aplique pra ver se aumenta, mas estou querendo tirá-lo e cortar meu cabelo. Ele esta um palmo abaixo dos ombros, e sem aplique, pouquissimo, pra se ter noção, por exemplo, da largura de 3 canetas bic juntas é o tanto de cabelo que tenho. Fiz diversos exames hormonais, tireóide e outros, não deu nada, tudo indica que seje estress. Já usei loções manipuladas tópicas, para pingar no cabelo, tomei vitaminas e usei também xampoo manipulado, alguns até resolvem, mas com o decorrer do uso, para de resolver. Será que vc teria alguma sugestão pra mim, estou desesperada, estou pensando em cortá-lo nos ombros, mas minha cabelereira disse que o cabelo vai diminuir ainda mais. O QUE EU FAÇO!!!

  17. oi Dr. betriz! eu tenho um problema no couro cabelodo ja ha uns 10 anos…é uma descamação que parece uma caspa…fica bem grossa se eu passar mais de 2 dias sem lavar bem avermelhado e antes nao causava queda mais agora ta causando! Depois de muitas idas ao dermatologista parece que agora ta melhorando…estou usando o psrex capilar…comecei com duas vezes por dia…depois uma vez e agora um dia sim e outro nao. Como ele é um corticoide gostaria de saber se faz mal usa-lo. Devo parar? ou posso continuar? comecei a usar agora um xampu de jaborandi…ele ta ajudando muito tb…tanto na queda quanto na caspa.

    bjuss

  18. Olá Dra. Beatriz..como vai?

    Estou tomando dermavite e vou começar a tomar Gelamin…gostaria de saber se tem algum problema tomar os 2 produtos.
    Quanto ao dermavite, a senhora sugere tambem tomar 3 meses, e dar uma pausa de 1 mês?
    Obrigada

  19. olà Dra. queria sabe oque devo faze pra meu cabelo deixa de cai ele e muito mas muito pouco fino e cacheado mesmo assim eu queria faze uma defenitiva oq vc acha eu faso ou nao vai piora as coisas..obrigada beijos

  20. Gostaria de saber, se é possivel me responder; meus cabelos são oleosos, percebi que vem caindo sempre, mas agora comeca a aparecer algumas falhas, fiz troca de shampoos, procurei receita natural e sei que cada organismo é diferente do outro, se ha uma solução para esta queda?
    Fiquei sabendo de umas vaporização para raiz dos cabelos que estão doentes. Como sei se a raiz esta doente?
    Esfoliação de maracuja?
    Desde já agradeço, Antony.

    1. Antony, procure um dermatologista. A maioria das causas de queda de cabelo são por problemas internos ou genética. Mas a maioria também tem tratamento. Não acredito que nada disto que voce mencionou vá resolver seu problema
      uma abraço

  21. Olá Dr. Beatriz estou com uma queda de cabelo terrível a mais ou menos uns dois meses. Tenho cabelos lisos e a um tempo atrás cortei ele bem curto e agora que deixei crescer fiquei bastante tempo sem cortar. Estou muito chateada pois agora que ele ta grande esta acontecendo isso comigo. Ha três semanas atras cortei as pontas para dar forças mais parece que piorou a situação pois ta caindo mais (ainda mais quando lavo). Só lavo meus cabelos dia sim dia não e sempre hidrato em casa com cremes especificos para meu tipo de cabelo. O que eu faço? Estou ficando com falhas na frente e quero que se acabe, quero que cresça de novo. Fico o dia todo de cabelo preso, isso faz o cabelo cair? Devo deixa-los mais soltos? Quem esta com queda de cabelo não pode usar creme sem enxágue mesmo tendo cabelos secos?Ouvi dizer que usar o shampoo SEDA causa queda de cabelo, será verdade? Por favor me ajude e tire essas minhas dúvidas pois quero ter meu cabelo forte e livre dessa queda pra sempre. Muito obrigada e aguardo uma resposta.. bjs!!!

  22. Oi Beatriz, meu cabelo esta caindo muito mesmo a 2 semanas, achei que iria diminuir e isso não vem acontecendo até que ontem quando tomei banho caiu muito mesmo, juntando tudo deu uma bola do tamanho de um limão… nossa ate chorei, meu namorado que mora comigo tambem achou que esta caindo muito…
    meu cabelo é cachiado e nunca foi oleoso , mais estou vendo que esta ficando muito oleoso na raiz, não estou passando mais creme e se passo só nas pontas mesmo…
    hj fui atraz de um dematologista e me propus até a pg a consulta mais todos só p daqui a 1 semana…
    não sei o que faço pois se estou com rabo de cavalo e puxo delicadamente, sai um monte em minhas maos…
    já ate chorei… muito ruim isso, pois meu cab sempre foi volumoso…. tomo alguma vitamina? remedio de farmacia??

    ja me falaram que pode ser stress, passei por prob no trab, fui assaltada semana passada e prob pessoais….

    mais ja tive prob e meus cab nunca cairam assim….

    Dra, por favor me ajude pois estou bem preocupada!
    bjoos e muito obriagada mesmo!!

  23. Olá Dr. Beatriz meu cabelo ta caindo muito e vejo que é da raiz. O que devo fazer? Tenho cabelos secos mais se eu ficar um dia sem lava-los vejo que a raiz fica muito oleosa e ai cai mais ainda quando lavo. O chá verde ajuda na desintoxicação, emagrece e pode me ajudar a acabar com essa queda? Ouvi dizer que ele ajuda a ativar a circulação, isso é verdade? Estou desesperada e preciso muito de ajuda pois ja estou ficando com falhas na frente e ja nem quero mais sair na rua. Por favor me ajude!!! Me de uma solução. Desde ja agradeço…

  24. MEUS CABELO ESTA CAINDO MUITO ESTOU COM UMA PARTE DA CABESA CEM NEI UM FIU DE CABELO O QUE EU DEVO FASER ME AJUNDE JA FUI A UM DERMATOLOGITA MAS NAO NASERAM AINDA O SUFISIETE PARA CUBRI O BURACO DO MEU CORO CABELUNDO E MEUS CABELO E MUITO FINO E SEM PESO O QUE EU FASOR

  25. oi td bem?poxa meu cabelo esta tão vazio que estou desesperada não aguento mais gastar dinheiro uso minoxidil 5 por cento e o shampoo radix ai melhor apor um tempo quando vejo esta de novo vazio.Agora isso acontece mais quando estou semtrabalhar fico em casa mna mesmice fico muito estressada todo dia a mesma coisa isso mim mata.O que faço por favor fico desesperada.

  26. Olá!
    meninas…tenho o mesmo problema que vcs…
    Por volta de outubro comecei a ter queda intensa decabelo. Até que um dia fui no salao de beleza para fazer umaescova+chapinha..e o carinha qnd foi fazer disse: Marina..tem uma falha aqui…” Quando ele pegou o espelho e me mostrou..fiquei desesperada. Marquei uma dermato p/ resolver a situação. Ela passou minoxidil 5% e uma vitamina (Dermavite). Cerca de 2 meses, a regiao da falha ja tava pratcamente toda coberta..maaaaas, a queda de cabelo continou mta intensa.Retornei a dermatologista. Ela pediu exame de sangue e dosagem de ferritina. Eu estava com um pouco de anemia e a dosagem de ferritina de 36. Segundo ela, é necessario pelo menos 80 pra manter cabelos fortes e saudaveis. Comecei a tomar sulfato ferroso diariamente e , por sugestao do meu endocrinologista, troquei o Dermavite pelo Pantogar. Mesmo assim, ainda cai mt o meu cabelo…mais de 2 meses de tratamento a ferritina subiu apenas pra 50 🙁 Queria saber se realmente meu tratamento esta tendo fundamento… :/ Obrigada!

  27. Agradeço se puder me ajudar!!

    Bom dia! Acabei de encontra seu Blog…e estou gostando bastante!!
    Sempre tive cabelos longos, ondulados, os fios eram finos mas tinha bastante cabelo, mas ultimamente estão caindo demais! Ele esta um palmo abaixo dos ombros, e tem tão pouquinho, sempre foi bem comprido e agora não tem como deixar crescer, fica horrível.
    Fiz diversos exames hormonais, tireóide, ferro, colesterol e outros, minha tiroide deu um pouco alterada, mas o médico disse que é uma leve alteração, e constatou que é stress.
    Estou usando agora shampoo de Thuya, tomado um composto vitaminico com zinco ferro e etc, tomando tb Kawa Kawa e o bio factor controler para regular a tiróide.
    Eu não sei nem o que perguntar, pq nada esta fazendo efeito ate agora, parece ate que meus cabelos estão caindo mais do que antes….Estou muito preocupada, sei lá, vc pode me dar um dica, ou realmente esses remédios demoram a ter efeitos…

    Desde já obrigada!

  28. Estou fazendo uso de uma loção de Minoxidil 5% associada a Flutamida 1% e Auxina tricógena 10% +follicusan 5%.Minoxidil pode ser associado a Flutamida?o que a Dra acha dessa formulação?Grato

  29. Nossa,tenho as mesmas dúvidas de várias pessoas que comentaram aqui sobre o dermavite e o pantogar,ficaria extremamente grata se tivesse uma pessoa para ajudar e responder , sobre essas perguntas.

  30. Oi, queridas!

    também estou sofrendo com queda de cabelo desde abril deste ano.
    Minha taxa de ferritina está hoje em 50. Tomo Noripurum e pantogar.
    Ainda não vi resultado.

    Estou enlouquecida!

  31. Meu cabelo cai demais, eu lavo um dia sim outro nao,,tomo vitamina,,hidrato,nao estou extressada,ter raiva as vezes e normal!!mais meu cabelo cai tanto, e so oque eu uso eo secador,pois odeio cabelo molhado,,meu cabelo e liso,mais fica ondulado e dar ponta dupla demais!!+k eu faco…ja tou ficando disesperada..

  32. Olá Dr. Beatriz,como vai tudo bem,me chamo Cícera e estou com queda de cabelo o mesmo esta tão pouco e com grandes falhas na frente.Minha amiga já fiz progressivas usei vários tipos de shampoo,sera se pode ser a causa da queda ou estres pois estudo muito sou muita preocupada, gostaria de ressaltar que eu lavava a cabeça uma vez nasemana,começei a lavar todos os dias.Por favor me ajude as falhas são tão grande que estou ficando depressiva,as vezes me pergunto sera se meu cabelo esta nascendo outros ou o bulbo capilar ficou inativo.Beiiiiijos.

  33. meu dermatologista recomendou que eu lavasse meu cabelo 1 vez por semana, e não acho tão nojento assim, mas msm assim meu cabelo continua caindo e não cresce, o que vc me recomenda usar para que ele cressa ??

Comments are closed.